Milhares de pessoas estiveram envolvidas nas atividades alusivas ao Dia Nacional dos Moinhos, que se assinalou nos dias 7 e 8 de abril. Oficinas, caminhadas, exposições, mercadinhos e cozedura de pão foram algumas das propostas vivenciadas por miúdos e graúdos, junto aos moinhos do Lograssol e de Santa Cristina.
Desde os mais pequeninos, que puderam, literalmente, por a mão na massa do pão, aos mais idosos que reavivaram memórias dos tempos do moleiro, muitas foram as propostas que assinalaram a importância deste património existente no concelho. As atividades concentraram-se junto dos moinhos do Lograssol e de Santa Cristina, com propostas de confeção e cozedura do pão, uma caminhada pelos trilhos dos moinhos de outrora, um certame de sopas e petiscos, mercadinho artesanal oficina de cerveja artesanal, histórias no moinho e até uma visita guiada.
“Conseguimos realmente um programa intergeracional que, para uns, procurou reavivar memórias, para outros procurou dar a conhecer o património e a história do moleiro, essa figura que outrora foi importantíssima na comunidade” sublinha Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.