A Previdência Portuguesa é uma Associação Mutualista, fundada em 1929, com sede em Coimbra.
A sua principal atividade consiste na concessão de benefícios de segurança social e de saúde destinados a reparar consequências verificadas por contingentes relativos à vida e à saúde dos seus associados. Rege-se pelos seus Estatutos e Código Mutualista. Estes benefícios são exercidos através de modalidades de benefícios individuais constantes de regulamento próprio. Existe um leque variado de modalidades, podendo os valores subscritos serem recebidos em vida ou após o falecimento do associado, consoante o facto que primeiro se verifique.
Uma subscrição em qualquer modalidade, dá a qualidade de associado ao seu subscritor, implicando o pagamento de uma quota mensal, calculada actuarialmente, tendo como base, entre outros fatores, a idade do subscritor, prazo de subscrição e o plano de crescimento, o que origina, em capitais e prazos iguais, ainda que para subscritores com idades distintas, a quotização seja diferente.
Para além do consignado em cada modalidade, os associados podem usufruir de outros benefícios supletivos, como por exemplo: Assistência Médica; Consultas de especialidades, através de parcerias que cobrem grande parte do País; Concessão de Empréstimos para apoio à habitação própria; Concessão de empréstimos caucionados pelas reservas matemáticas do associado; Casa da Mutualidade e Revista Publicação de tiragem trimestral, a qual serve de veículo transmissor das atividades da nossa Instituição e do mutualismo em geral.
Fonte: A Previdência Portuguesa.