As Marchas Populares da Praia da Tocha, que integraram os festejos em honra de São João daquela localidade, reuniram muitas centenas de pessoas, na noite do passado sábado, num ambiente de muita cor, música e animação.
Os oito grupos marchantes – Murtede, São Martinho (Coimbra), Cantanhede, Vilamar, Arrôtas, Fontinha, Tocha e Febres -, partilharam e transmitiram uma alegria imensa com os quadros temáticos representativos e identitários das suas localidades.
Os cerca de 500 marchantes apresentaram coreografias que evocaram temas tão diversos como a natureza, os anos 60 e o Rock n’Roll, ou a Rádio Auri-Negra, passando pela emigração e o Parque Mayer.
Acompanhado por elementos do executivo camarário e autarcas de freguesia, o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, sublinhou, a propósito, “o assinalável sucesso desta noite de Marchas Populares”, referindo “o balanço muito positivo desta primeira apresentação da edição de 2023 das tradicionais Marchas Populares, com muito público, e com os diversos grupos de marchantes a primarem pela criatividade, encantando as ruas da Praia da Tocha por onde desfilaram e os largos onde atuaram, juntando-se assim às festividades em honra de São João”.
Na noite de 1 de julho, sábado, é a vez dos grupos se apresentarem na cidade de Cantanhede, por ocasião dos festejos em honra de S. Pedro, padroeiro da cidade.
As Marchas Populares têm-se afirmado como uma iniciativa de cariz popular, tendo o Município de Cantanhede dinamizado este momento marcante do calendário cultural: é a chegada do solstício de verão, é o tempo das colheitas, é o tempo da religiosidade popular, em que o religioso e o profano se entrecruzam.
O desfile de S. João das Marchas Populares realizado na Praia da Tocha, organizado pela Câmara Municipal, conta com a parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.
O êxito da iniciativa decorre também da dedicação, empenho e entusiasmo dos diversos grupos, que proporcionam um ambiente de cor, luz e franca alegria às noites dos Santos Populares.