Cerca de três dezenas de formandos da Universidade dos Tempos Livres do concelho de Cantanhede realizaram, no passado dia 27 de outubro, uma visita de estudo a Coimbra e Ansião.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, sublinhou “a importância deste género de iniciativas na planificação da Universidade dos Tempos Livres para o enriquecimento cultural e uma maior coesão social. Este projeto visa promover uma vida mais saudável, com uma melhor qualidade de vida intelectual, com uma forte participação coletiva valorizando o bem-estar, não descurando a dimensão educativa, cultural e social”. O responsável pelo pelouro da Educação considera que “este projeto é um verdadeiro promotor do envelhecimento ativo, da inclusão e oportunidade de aprendizagem ao longo da vida”, concluiu.
Com o objetivo de fomentar o enriquecimento intelectual e cultural e as também relações interpessoais, a iniciativa surge no âmbito da abertura do novo ano letivo, com o grupo acompanhado pelos respetivos formadores a visitar o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, nomeadamente o Laboratório Chimico e o Gabinete das Curiosidades, deslocando-se de seguida para Santiago da Guarda, em Ansião.
Já por Terras de Sicó, do programa previsto constava uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, a que se seguiu uma prova de produtos endógenos, nomeadamente queijos, mel, vinhos, pão, entre outros.
Recorde-se que a instituição de ensino na sua vertente de Formação Ocupacional está particularmente direcionada para a população sénior ou para adultos que pretendam aprofundar conhecimentos e reforçar as suas competências em vários domínios.