Scroll Top

SYNERGY 2024 TRAZ ARTE DIGITAL E AUTOMOBILISMO AO MUSEU LOAD ZX SPECTRUM 

CANTANHEDE

O Museu LOAD ZX, em Cantanhede, é palco, este fim de semana, do evento Synergy 2024, uma organização da Associação Inércia, do Museu LOAD ZX e do Município de Cantanhede. 

Este evento, na linha do realizado em 2022 por ocasião dos 40 anos do ZX Spectrum, traz novamente a Portugal um conjunto de oradores internacionais extremamente relevantes para a comunidade de seguidores do Museu. 

Ao longo dos dois dias irão celebrar-se os recentes 42 anos deste mítico computador britânico que teve grande ligação com a engenharia portuguesa. 

O Synergy (sinergia em Português) foi assim nomeado da expetativa de cooperação profícua entre a Associação Inércia (que promove a cultura da Demoscene em Portugal) e o Museu LOAD ZX (que se assume como o expoente para fãs do ZX Spectrum em todas as suas vertentes). Petende aumentar a visibilidade do cidadão comum para a Demoscene que consiste na produção de arte digital mediante a utilização criativa destes (e outros) computadores. O nome advém das “demos”, tipicamente pequenos programas de computador que tentam levar aos limites as capacidades dos microcomputadores. 

Ao longo do evento decorrerão entrevistas, palestras, workshops e competições sobre programação, videojogos e hardware. 

Destaque do programa, neste domínio, para a presença de BAZE (Milos Bazelides, Eslovaco) e ZILOG (Pavel Cimbal, Checo) criadores do periférico DivIDE, (a primeira interface de uso de cartões de memória Compact Flash para os computadores ZX Spectrum). Com eles estará também LORDCOXIS (Miguel Guerreiro, elemento da equipa de voluntários do Museu e da Associação Inércia), o criador do sistema esxDOS que permite interagir com o DivIDE ou o mais recente DivMMC. 

Celso Martinho, nome grande da tecnologia portuguesa que se destacou por ter fundado e ter sido o CTO do SAPO nos anos 90, é também uma das presenças destacadas visto que mantém o gosto pela programação e reconstrução de máquinas retro. Com ele iremos refletir sobre a importância da tecnologia dos anos 80 e a sua ligação com a atualidade.

O programa, bastante eclético, centra-se num segundo tópico que é o do automobilismo e da sua ligação ao mundo Spectrum. Portugal é um dos países com mais fãs do jogo FORMULA ONE, lançado em 1985. Este jogo foi desenvolvido por Peter Wheelhouse e o seu amigo, já falecido, George Munday. Peter Wheelhouse estará presente no evento nos dias 4 e 5 de maio. A ele junta-se, vindo do Mónaco, Clem Chambers, o fundador da editora C.R.L. que lançou este e vários outros jogos de ZX Spectrum.

A juntar-se à temática das corridas automóveis, teremos a presença de um dos nomes maiores do automobilismo nacional, o piloto Filipe Albuquerque, que fez história ao vencer as 24 Horas de Le Mans (classe LMP2), o European Le Mans Series e o Campeonato Mundial de Endurance da FIA numa única temporada com a United Autosports. Atualmente a correr na categoria máxima GTP, do campeonato de Endurance IMSA, nos EUA, o piloto começou, como muitos de nós, com um ZX Spectrum como o seu primeiro computador. 

Os participantes terão a oportunidade de saber mais sobre a carreira de Filipe Albuquerque, da sua ligação a videojogos e, quem sabe, disputar com ele uma partida de WEC Le Mans para ZX Spectrum.

O evento, de entrada gratuita, começou hoje de manhã, com os primeiros workshops – que requerem inscrição prévia através do e-mail info@loadzx.com.

O Museu LOAD ZX estará aberto ao longo do evento. 

Mais informação em https://loadzx.com/events.

Posts relacionados