Um simulacro de incêndio realizou-se no passado dia 1 de março, na Fundação Ferreira Freire, em Portunhos, é uma das ações em destaque na Semana da Proteção Civil organizada pelo Município de Cantanhede, cujo programa decorre até 08 de março com várias atividades e ações em vários locais do concelho.
A simulação de fogo em contexto urbano, realizada na Fundação Ferreira Freire, na qual estiveram envolvidos os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a GNR e os serviços da Proteção Civil Municipal, constitui mais um teste à capacidade de resposta e interação entre as entidades envolvidas em funções de socorro e segurança, no sentido de avaliar a operacionalidade dos recursos materiais, técnicos e humanos e o sistema de coordenação e comando, bem como demonstrar os procedimentos de socorro que devem ser desencadeados em eventuais ocorrências desta natureza.
A Semana da Proteção Civil do Município de Cantanhede prossegue depois com várias atividades destinadas a disponibilizar à comunidade um conjunto de recursos de natureza pedagógica sobre vários riscos, sejam eles de origem natural, tecnológica ou mista, bem como as respetivas medidas de preparação, prevenção e autoproteção.
Desenvolvido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, o programa será executado em parceria com o Gabinete Técnico Florestal, os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, os Sapadores Florestais e dos demais Agentes de Proteção Civil com intervenção na área geográfica do Município de Cantanhede.
Ainda na sexta-feira, de manhã, uma ação dedicada à prevenção rodoviária sobre o tema “Andar de Bicicleta – Transporte Seguro”, marca o inicio das atividades, junto da comunidade escolar. A ideia é promover o uso da bicicleta e, em simultâneo, contribuir para combater a obesidade.
Esta atividade é uma das mais nove iniciativas que estão calendarizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, a decorrer ao longo do 2.º e 3.º período, nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e no Agrupamento de Escolas Gândara Mar.
Dirigida à comunidade local, no dia seguinte, a União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro de Cima vai acolher uma iniciativa de esclarecimento sobre regras para a queima de sobrantes agrícolas e florestais.
Durante a Semana da Proteção Civil, mais de uma centena de alunos de várias escolas do concelho de Cantanhede vão ser consciencializados para os riscos naturais, tecnológicos e mistos, como por exemplo, o risco de afogamento, sísmico, assim como medidas e métodos de controlo de invasoras, como a vespa velutina, também vulgarmente conhecida como vespa asiática.
A implementação do projeto “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” na localidade do Espinheiro está agendada para o dia 07 de março, com a realização de simulacro de incêndio rural para testar a implementação dos sistemas de alerta da localidade e sensibilizar para os comportamentos de risco e ainda preparar a comunidade para potenciais situações de emergência.
O último dia do programa, 08 de março, inclui uma tertúlia onde será discutido “A Proteção Civil no Feminino”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Cantanhede.
Em simultâneo, durante toda a tarde, vai estar a decorrer uma exposição de meios, no Praça Marquês Marialva, em Cantanhede.