Scroll Top

ROVISCO PAIS COMEMORA OS SANTOS POPULARES DE FORMA INCLUSIVA

Webp.net-resizeimage (18)

A comemoração dos Santos Populares faz parte da tradição e identidade cultural dos portugueses. No dia 24 de junho de 2022 foi celebrado o dia de São João na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais (CMRRC-RP), com todos os utentes e equipa interdisciplinar.

A unidade integra utentes com diferentes necessidades de consistência dos alimentos, nomeadamente com disfagia, que necessitam de dieta de consistência modificada. Desta forma foi promovido o envolvimento destes utentes nas atividades de vida diária, atividades de vida diária instrumentais e participação social, realizando a adaptação das tarefas tendo em conta as potencialidades de cada utente.

Esta parceria entre a UCCC-RP e o SUCH (Serviço de Utilização Comum dos Hospitais), teve como objetivo fortalecer a união dos setores em exercício na unidade, nomeadamente terapia da fala, terapia ocupacional, nutrição, fisioterapia, enfermagem, psicologia, médico e setor social, a trabalhar em interdisciplinaridade com utentes, todos parte da Equipa de Reabilitação.

Nesta atividade, os utentes puderam desenvolver as competências de desempenho necessárias para a preparação da sobremesa do dia, que consistiu na preparação de uma fruta da época, mais nutritiva e rica em água e micronutrientes, como é o melão. Em diferentes consistências – fracionado para os utentes com dietas normal e mole, e de consistência cremosa para os utentes com dieta pastosa –, e, em conjunto com todos os profissionais da UCCC-RP, foi possível criar uma sobremesa de consistência adaptada tendo em conta a segurança e as necessidades do utente na sua alimentação.

Não faltou o caldo verde, o chouriço, a broa e os pimentos à ementa dos utentes internados no CMRRC-RP, para que todos, os com necessidade de dieta de consistência normal e modificada, se pudessem envolver nesta data festiva.

Ainda que os utentes estejam em condição de internamento, é possível desocultar um ambiente aprazível, físico e psicológico, de forma a manter e/ou (re)conquistar hábitos e, mais importante, a motivação para a reabilitação, e a esperança e confiança no seu futuro.

Posts relacionados