A Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, criada pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos foi oficialmente constituída no dia 9 de janeiro de 2023, com a assinatura do protocolo intermunicipal. Apresenta, pelo quarto ano consecutivo, um programa conjunto e diversificado de atividades entre os dias 1 e 13 de abril, no âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos.
Este programa, com atividades lúdicas e pedagógicas, destina-se a vários públicos, com incidência para as crianças e famílias, contemplando visitas a moinhos com storytelling, oficinas de confeção do pão, degustações, almoços típicos, caminhadas e encenações sobre a temática. Serão certamente motivos de visita e de experimentação do saber-fazer que tão genuinamente faz parte de um passado recente das comunidades portuguesas mais rurais, tendo também a componente didática ao envolver as escolas em algumas atividades, no sentido de transmitir este legado ancestral nas mãos dos mais jovens.
A Rota dos Moinhos de Portugal propõe-se a trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional. Com a criação da Rota, pretende-se estruturar a oferta num produto turístico inclusivo, acessível e integrado que permita aos visitantes uma experiência única.
É desígnio deste projeto capacitar os territórios, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, atraindo assim, mais fluxos de visitantes. Com mais turistas a circular numa rota abrangente e unida pelo seu património molinológico, é possível aumentar a permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, enquanto se preserva um património único e identitário das comunidades rurais.
Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 25 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados vários programas de experiências numa lógica de trabalho em rede.
A inventariação de todos os moinhos existentes no território está a ser feita pelos 5 municípios permitindo a articulação com particulares e agentes turísticos que queiram investir no sector, sendo dado o devido acompanhamento técnico para eventuais recuperações do edificado ou investimentos no sector.
Este projeto prevê a implementação das seguintes ações: criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação. No futuro está prevista a adesão nesta rede de novos municípios que tenham potencial molinológico para fomentar este projeto a nível nacional.
Pretende-se assim potenciar este património tão singular, e diferenciado em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis e que, a médio prazo, poderá constituir-se um atrativo para dinamizar outros territórios que possam aderir à Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills.
Os programas com as diversas atividades dos diferentes municípios, estão disponíveis nos sites institucionais de cada um dos 5 municípios e podem ser consultados respetivamente em:
Águeda: https://www.cm-agueda.pt/
Albergaria-a-Velha: https://www.cm-albergaria.pt/visitar/rota-dos-moinhos-de-albergaria-a-velha/aniversario-rota-dos-moinhos
Nelas: https://www.visitnelascoracaododao.pt/
Sever do Vouga: https://natstory.oneoffice.pt/pt/teste-2