Scroll Top

RODA DE CONVERSA SOBRE SER MULHER ANTES, DURANTE E DEPOIS DO 25 DE ABRIL NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE CANTANHEDE

CANTANHEDE

No próximo dia 20 de abril, pelas 16:00 horas, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, será realizada mais uma sessão de Roda de Conversa dinamizada pelo Projeto “Feminismo para Tod*s”, desta feita subordinada ao tema “Ser Mulher antes de depois do 25 Abril”, com entrada livre e aberta a toda a comunidade.

Neste mês em que se celebra a Liberdade, a conversa será liderada pelos testemunhos de duas mulheres – Alice Quintas e Maria Albertina Silva – que viveram o antes, o durante e o depois da Revolução. Uma conversa que se entrelaça e complementa com a exposição “As Mulheres do 25 de Abril” patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede, que retrata algumas das mulheres que lutaram no 25 de abril.

Segundo as mentoras do projeto, “o Abril de 74 transformou uma sociedade que vivia oprimida na sua liberdade, costumes e ambições. 50 anos depois questionamos o poder deste Abril na luta pelos direitos da Mulher. Como era ser mulher antes do 25 de abril? Como foi viver e sentir o 25 de abril? O que foi conquistado nessa época e o que podem as mulheres (e a sociedade) estar em risco de perder nos dias de hoje?”.

O projeto “Feminismo para Tod*s” surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente “Rodas de Conversa” de entrada livre em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.

Posts relacionados