Scroll Top

PROTEÇÃO CIVIL REALIZOU SIMULACRO DE SISMO NA ESCOLA SECUNDÁRIA LIMA-DE-FARIA

CANTANHEDE

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil realizou hoje, dia 9 de novembro, às 11h09, a 10.ª edição do exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A Terra Treme.

No distrito de Coimbra, o exercício foi dinamizado na Escola Secundária Lima-de-Faria, ao qual se seguiu um Mass Training de Suporte Básico de Vida, numa organização conjunta do Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra e do Serviço Municipal de Proteção Civil do Município de Cantanhede, com a colaboração do Instituto Nacional de Emergência Médica e dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

Esta atividade decorre da estratégia nacional para uma proteção civil preventiva e tem como objetivo capacitar a população para saber como agir em caso de sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de riscos e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.  

O exercício compreende três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, individual ou coletivamente, são convidados a executar os três gestos de autoproteção – baixar, proteger e aguardar. 

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido significativa ao longo das sucessivas edições, a ANEPC tem o objetivo de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a outros setores da sociedade civil.

Posts relacionados