O primeiro-ministro Luís Montenegro esteve na quinta-feira, 1 de agosto, na Expofacic, onde durante cerca de duas horas contactou com autarcas, empresários e representantes de empresas e instituições.
Acompanhado pela esposa, o chefe do Governo foi recebido por Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal, João Moura, presidente da Assembleia Municipal, e Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia e presidente da INOVA-EM, entre outras entidades.
Em conversa com os anfitriões, Luís Montenegro manifestou-se “surpreendido com o crescimento da Expofacic e com a sua vitalidade, quer na feira de atividades económicas, quer nas outras vertentes, nomeadamente ao nível sociocultural, com a forte participação das forças vivas locais”.
Na data de inauguração do cerame, em 25 de julho, o primeiro-ministro estava a terminar a visita oficial a Angola e apesar da agenda bastante preenchida antes de entrar de férias fez “questão de vir a Cantanhede visitar esta grande realização do Município”.
Particularmente agradada com a presença de Luís Montenegro estava Helena Teodósio, “não só porque é sempre um gosto receber um amigo neste ambiente de celebração e de festa, mas também porque representa o reconhecimento da importância económica e sociocultural da Expofacic como um dos maiores eventos do país a esse nível”.
A presença do chefe do Governo no certame suscitou uma onde de simpatia à sua passagem e foram muitos os que fizeram questão de o cumprimentar.
No stand institucional do Município, Luís Montenegro teve oportunidade de ficar a conhecer uma síntese de algumas das mais relevantes dinâmicas que decorrem no concelho de Cantanhede em domínios como o desenvolvimento económico, a cultura, a coesão social e o turismo, entre outras.
Depois, além de a passagem pelos setores temáticos do recinto, o ponto alto da visita foi o encontro com autarcas no espaço dinamizado pelas juntas de freguesia, à volta da mesa posta com algumas das especialidades gastronómicas do concelho e os vinhos de Cantanhede.
Também no dia 1 de agosto estiveram de visita à Expofacic o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, os presidentes das câmaras municipais que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra – cujo Conselho Intermunicipal reuniu durante a tarde no salão nobre dos Paços do Concelho -, e uma delegação do Partido Comunista Português, liderada por Vladimiro Vale.
Já a 2 de agosto, o certame recebeu a visita do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, sendo de assinalar ainda que, além da presença do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, em 25 de julho, na inauguração, também visitou o certame o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, este em 27 de julho.