A exposição de fotografia “Mulheres Ignoradas”, de Albertina Costa, foi inaugurada neste sábado, 20 de abril, nos Palheiros de Mira, museu da Praia de Mira, e insere-se nas comemorações dos 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974.
Com a presença da presidente da fotografARTE, Ana Sofia Grilo, a autora explicou as fotografias, perante quem assistiu a esta inauguração.
Ao Jornal da Gândara, Albertina Costa referiu que “para mim, a fotografia é o meu principal hobbie. Gosto de fotografar o que me rodeia através do meu olhar muito particular, sem qualquer objetivo a não ser o gozo e a felicidade que me transmite.”
Adiantou, ainda, que “esta exposição com este título foi pensada e desenvolvida no âmbito da oficina “da ideia ao portfólio em papel” orientada por Carlos Dias, longe do objetivo de poder ser utilizada no contexto da celebração dos 50 anos de 25 de Abril. O facto de ter aceitado este desafio, que agradeço às entidades promotoras, teve logo a minha adesão porque o tema tem muito a ver com esta data.”
Referiu também que “o 25 de Abril não acabou com as mulheres ignoradas. Muito foi feito, as mulheres passaram a ter um papel diferente a todos os níveis, ganharam um estatuto diferente, mas, muito há ainda a fazer. Neste particular das empregadas domésticas têm sido bastante ignoradas ao longo dos anos. Só há cerca de um ano saiu legislação que contempla iguais direitos laborais para este tipo de atividade. Vamos ver se na prática esses direitos vão ser concretizados.”
FOTOS: Ana Sofia Grilo, Associação fotografARTE.