Scroll Top

MUNICÍPIO DE MIRA VAI REALIZAR O MAIOR INVESTIMENTO DE SEMPRE EM EDUCAÇÃO 

MIRA

O Município de Mira irá concretizar o maior investimento em educação jamais feito no concelho, com a ampliação e beneficiação da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida, projeto aprovado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que representa um investimento de 7 milhões de euros (ME).

 

“Esta candidatura possibilita a ampliação da Secundária com um equipamento que responda às exigências daquele estabelecimento de ensino, que há mais de 25 anos luta para a construção de um novo bloco. Será possível, assim, solucionar o problema de falta de espaços e responder às necessidades dos alunos para uma aprendizagem de qualidade, e para a melhoria do parque escolar do concelho.” destacou o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco.

 

Segundo o autarca, esta aprovação foi alcançada porque o Município priorizou este investimento. Foram desencadeados “todos os procedimentos para garantir a maturidade exigida ao projeto, de modo a reunir as condições de aprovação, envolvendo os técnicos do Município que se empenharam e demonstraram as competências necessárias à apresentação de um projeto de qualidade,” acrescentou.

 

As obras na Escola Secundária de Mira deverão começar ainda em 2024 e incluirão a construção de um novo pavilhão com mais 14 salas de aula e laboratórios, além de um novo Pavilhão Multiusos com pista de atletismo e campo de jogos para atender às necessidades dos alunos e da camada associativa do concelho.

 

“Com esta decisão, que vai ao encontro das pretensões do Município de Mira e de toda a comunidade escolar, foi reconhecida a necessidade de dotar estas instalações com mais e melhores condições, para um ensino de qualidade, onde os profissionais possam exercer as suas funções dignamente e os jovens Mirenses se sintam motivados e incentivados nos seus estudos,” referiu.

 

Além disso, o Município de Mira já submeteu uma candidatura para a requalificação de toda a Escola Básica de Mira, um projeto avaliado em 4 milhões de euros, que aguarda aprovação, e está a trabalhar na requalificação de todos os JI e EB1 do concelho.

 

A assinatura do contrato de financiamento entre a Câmara Municipal de Mira e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ocorreu na passada sexta-feira, dia 21 de junho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), em Coimbra, com a presença do ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Posts relacionados