Scroll Top

MUNICÍPIO DE CANTANHEDE APRESENTA SOLUÇÃO PARA O ARQUIVO MUNICIPAL DIGITAL

CANTANHEDE

AtoM – “Acess to Memory”. Assim se designa a solução em software livre que os serviços do Município de Cantanhede desenvolveram para o seu arquivo definitivo e histórico, ferramenta esta que numa fase posterior será disponibilizada aos próprios munícipes. Em causa estão fundos documentais de natureza manuscrita, impressa, gráfica e audiovisual, exemplificativos do acervo que possui. 

Este software foi apresentada sexta-feira, 9 de junho, ao Executivo Municipal, precisamente na data em que se assinalou o Dia Internacional dos Arquivos.

Reconhecendo a importância do património histórico e cultural, bem como a necessidade de preservar e disponibilizar informações relevantes para os cidadãos, foram desenvolvidos e implementados procedimentos organizativos e técnicos – digitalização, classificação e programação – que irão permitir a disponibilização do espólio arquivístico municipal em formato digital através das plataformas adotadas e desenvolvidas.

Proporcionar um ambiente virtual fácil de usar, onde se possam explorar e obter informações sobre o arquivo municipal, assim como o acesso ao acervo de forma simples e rápida são os principais objetivos deste projeto. 

Esta solução multidisciplinar, integralmente desenvolvida com recursos internos, visa “proporcionar o acesso democrático à informação”, explica a presidente do Município, Helena Teodósio, para quem “a disponibilização dos documentos municipais preserva o património histórico e cultural, garantindo a perpetuação do mesmo para as futuras gerações”. “Além disso, a ferramenta é uma prova tangível da qualidade das equipas e do investimento em modernização administrativa realizado pela autarquia nos últimos anos”, sublinha. 

Através de uma interface intuitiva e amigável, o AtoM permite navegação e pesquisa avançada por informação, baseada em palavras-chave, categorias e outros critérios relevantes, estando garantida a precisão e eficiência da pesquisa.

Destaque ainda para a visualização de documentos digitalizados em alta resolução, partilha de documentos selecionados através das redes sociais ou por e-mail, bem como o download dos arquivos para uso pessoal ou académico.



Posts relacionados