Scroll Top

MOVIMENTO JUVENTUDE CRISTÃ DE PORTOMAR FESTEJOU 46 ANOS DE VIDA

MIRA

O Movimento Juventude Cristã de Portomar esteve em festa nos dias 4, 5 e 6 de novembro a fim de comemorar os seus 46 anos de vida.

Os aniversariantes falaram ao Jornal da Gândara.

 

O Movimento festejou nos últimos dias 46 anos de vida. O que representa para o MJCP estes anos de trabalho? 

Apesar da cada vez maior oferta de atividades extracurriculares, sentimos que os momentos de partilha da palavra de Deus são uma mais-valia para o enriquecimento pessoal dos nossos jovens em busca da felicidade. Contribui também para uma preparação para a vida adulta, para o autoconhecimento e para a melhoria das relações interpessoais. Embora tenha havido momentos em que o grupo teve menos atividade, é gratificante ver que, com o esforço e dedicação de todos, este grupo ainda se mantém de pé. 

 

Em que consistiu esta jornada comemorativa? 

As comemorações do nosso 46º Aniversário consistiram em 3 dias de atividades destinadas aos jovens. No primeiro dia, 4 de novembro, foi realizada uma atividade de reflexão e oração que consistiu numa caminhada noturna com vários pontos de paragem para os jovens poderem refletir. No dia 5, para além dos ensaios para preparar a eucaristia do nosso aniversário, foi feita também uma tarde de jogos de tabuleiro na nossa sede. No domingo, dia 6, realizámos a eucaristia destinada ao nosso 46º aniversário na Capela de Portomar; de seguida foi feito um peddy paper especialmente preparado para os nossos jovens, onde eles puderam conhecer-se melhor e puderam aprender um pouco mais sobre a história do MJCP; no fim, para aproveitarmos o sol que nos presenteou neste dia tão especial, realizámos um almoço partilhado para os jovens, amigos e familiares na nossa sede. 



Acham que a vossa mensagem tem passado e cativado mais jovens? 

Atualmente sabemos que não é fácil cativar os jovens para este tipo de associações. Nos tempos em que estamos, atividades ligadas à religião, à reflexão e ao autoconhecimento de cada um não são levadas muito a sério, mas acreditamos que a nossa mensagem cativa cada vez mais jovens a se juntarem a nós nesta caminhada. Como prova disso temos os jovens que todos os anos se juntam a nós e os que permanecem mesmo após cumprirem a sua caminhada na catequese.

 

 

Em 2023, vão ter lugar em Lisboa as Jornadas Mundiais da Juventude. Até que ponto é que o vosso movimento está com esta iniciativa? 

Tudo vamos fazer para que estejamos representados neste evento único no nosso país. No entanto, estamos conscientes que para os elementos mais velhos (e ainda jovens) é muito difícil a disponibilidade de acompanhar os mais jovens, dada a cultura de vida profissional e universitária dos tempos que correm e os fatores socioeconómicos da atualidade. No entanto, iremos realizar atividades ao longo do ano para que consigamos angariar fundos para ajudar os nossos jovens a poderem estar presentes nesta oportunidade única que são as Jornadas Mundiais da Juventude.

 

A Direção do movimento, entre 2021 e 2023, é a seguinte: 

Presidente: Séfora Rua, Vice-Presidente: Jonas Rua, Tesoureiro: João Filipe Terrível, Secretária: Maria João Vinagreiro e Vogal: Christophe Faneca.

Posts relacionados