Oito grupos representativos de associações locais vão festejar os Santos Populares com as tradicionais marchas da Praia da Tocha hoje, 21 de junho, a partir das 21h30. O evento é organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha, marcando o início da agenda de animação cultural e recreativa da presente época balnear na Praia da Tocha.
Os grupos de Fontinha, Sepins, Tocha, Arrôtas, Cantanhede, Vilamar, Murtede e Febres vão desfilar no âmbito dos festejos em honra de São João, uma tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que atrai muitos visitantes de toda a região.
O percurso dos marchantes começa a partir de dois pontos diferentes: um a partir do Mercado, subindo a Rua de São João e passando pela Avenida Doutor Silva Pereira; o outro a partir Rua da Arte Xávega, junto à Capela, rumando também em direção à Avenida Doutor Silva Pereira.
Da Rua dos Pescadores de Nossa Senhora da Tocha até ao Largo de S. João será realizado um percurso comum, com uma primeira apresentação no Largo da Fonte e a apresentação final no Largo de São João.
Na edição deste ano, 576 marchantes vão animar os desfiles, com coreografias que evocam temas tão diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e o 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).
Refira-se que estes mesmos grupos vão desfilar em Cantanhede, na Praça Marquês de Marialva, no próximo dia 30 de junho, às 21h00, no âmbito das festas em honra de São Pedro.
Além dos desfiles de Cantanhede e Praia da Tocha, decorrem outros no concelho de Cantanhede, designadamente em Febres e Cantanhede (22 de junho, em honra de São de João), Pocariça (23 de junho), Vilamar (28 de junho) e Murtede (29 de junho).
As Marchas Populares são uma inequívoca expressão de alegria, reafirmando o sentido de comunidade pelo envolvimento e dinamismo que lhes estão inerentes.