Scroll Top

JORNADA COLUMBÓFILA MIRA 2022 JUNTOU REPRESENTANTES DE 33 PAÍSES EM PORTOMAR

IMG_1475-min

O Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova viveu hoje, 24 de setembro, uma jornada columbófila onde participaram 33 países e onde marcaram também presença muitos dos admiradores deste desporto.

Animação musical, espaço para as crianças e tasquinhas de comes-e-bebes e de outras artes, fizeram parte da jornada.

Os 1435 atletas, ou seja: os pombos, foram soltos de Paderne (Algarve) (385Km) às 7:50h e o pombo de Floreo Angelo Genovese, da Roménia foi o vencedor do Grande Prémio FCI e chegou às 14h12 mais alguns segundos.

O pombo vencedor do Campeonato do Mundo foi o de Erik Tufte, da Noruega, do Campeonato do Mundo Jovens foi o do romeno Floreo Angelo Genovese, do Campeonato da Europa foi o do maltês Sebastian Galdes e o do Campeonato da Europa Jovens foi o do português Rafael Soares Lopes.

O Torneio AILAC foi vencido por Tosarelli Luciano, da Itália, a Liga Nacional de Campeões teve como vencedor Jansienes P. Karrst, de Portugal e o Campeonato Nacional de Jovens foi vencido pelo português Mateus Cardoso Braga Monteiro.

O antigo presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia e da Federação Columbófila Internacional , José Tereso, em declarações à nossa reportagem disse achar que “houve, de facto, na sociedade civil uma nova abertura para todas as  atividades e esta bem precisava porque é aqui o local onde se encontram de Norte a Sul e do Leste a Oeste da Europa e, portanto, é o retomar das grandes atividades deste grande columbódromo para juntar aqui os amigos da columbofilia, muitos amigos da columbofilia, e eu acho que estamos todos de parabéns.”

José Tereso referiu, ainda, que este desporto “é bem olhado pelo poder quando é explicado. O problema é que, desde sempre, e continua a ser uma brecha grande, é a comunicação e a informação.”

Frisou também que “as pessoas, depois de conhecerem, ficam com outra ideia do nosso desporto.”

A terminar, o nosso entrevistado referiu “ser preciso que o columbófilo ultrapasse o muro do seu quintal. Isto é: se eles continuarem isolados dentro do quintal com os seus pombos, não dá a conhecer às pessoas que existe um pombo correio. Porque as pessoas pensam que o pombo correio é um dos outros pombos que andam por aí no campo…,mas, não são. O pombo correio é o único que não anda a correr pelos campos. Ou está em competição ou em sua casa. Ou está em treino à volta do seu quintal. E, depois, está sempre dentro do pombal, não anda por aí a voar quando lhe apetece. É um atleta que tem regras, que cumpre as regras e que é fabuloso.”

Artur Fresco, vice-presidente da Câmara Municipal de Mira, em declarações ao Jornal da Gândara, que “a Câmara apoia este acontecimento desde a primeira hora” e adiantou que “temos todo o orgulho em receber um campeonato do mundo nas vertentes sénior e júnior, são muitos países que nos visitam e termos em Mira um evento desta dimensão é para nós motivo de orgulho.”

O autarca continuou dizendo que “implica crescimento económico, divulgação do nome de Mira para fora de Portugal e implica o reconhecimento de Gaspar Vila Nova que deu muito à columbofilia nacional e internacional e, por isso, esta homenagem com o columbódromo com o seu nome é importantíssimo para Mira.”

Artur Fresco referiu também que “durante algum tempo, vivemos constrangimentos que ultrapassam todos, nomeadamente a pandemia, e este ano retomámos as festas tradicionais, mas, também, outros eventos grandes, e este é um deles, e vejo, portanto, que mexe bastante com a economia do concelho.” Frisou, ainda, que “as pessoas que veem de fora, e já cá estão algumas há dois ou três dias, têm que ficar alojadas no concelho de Mira.”

O que, adianta, “mexe com a hotelaria e a restauração do concelho”.

Os vereadores Bruno Alcaide e Tiago Cruz, o presidente da Assembleia Municipal Nelson Maltez, e alguns presidentes de Junta estiveram presentes nesta jornada. 

A Filarmónica Ressurreição de Mira animou musicalmente o evento.

Posts relacionados