Scroll Top

FEIRA DOS GRELOS, SEGUNDO NUNO JANICAS, “VOLTOU A CRESCER EM NÚMERO DE VISITANTES PERMITINDO CONSOLIDAR-SE NOS ROTEIROS DOS EVENTOS GASTRONÓMICOS”

MIRA

De 19 a 21 de maio decorreu nos Carapelhos a XVII edição da Feira dos Grelos que foi organizada pela Confraria Nabos e Companhia em parceria com a Câmara Municipal de Mira.

Horta da Confraria, Ginabo, pastelaria ao vivo, prova de vinhos, gelado de nabo e espaço dos Autores da Confraria foram itens “já bem conhecidos”, como referiu um visitante que veio de Coimbra. 

Alguns grupos musicais animaram os dias de festa com Augusto Canário a “encher” uma das noites.

Com pratos com nomes já bem conhecidos, a feira lá terminou a contento de confrades, convidados e visitantes.

Em declarações ao Jornal da Gândara, Nuno Janicas, Grão-Mestre da confraria, disse que o balanço desta feira dos grelos “é muito positivo” adiantando ainda que “o evento voltou a crescer em número de visitantes permitindo uma consolidação e lugar próprio nos roteiros dos eventos gastronómicos.”

O Grão-Mestre dos confrades sedeados nos Carapelhos sublinhou depois que “a exigência é cada vez maior, mas os confrades, uma vez mais, demonstraram estar à altura do desafio. Fica assim reforçada e evidenciada a união que há no grupo.”

Será que a confraria foi mesmo a “pedrada no charco” que surgiu neste concelho? À nossa pergunta, Nuno Janicas disse que “não temos essa ambição. Mas estamos conscientes que dentro do mundo associativo mostramos o que se pode fazer quando há vontade, esforço, dedicação e competência. São 23 anos de muita atividade.”

Adiantou ainda que “sempre acreditei que podíamos fazer muita coisa, mas, honestamente, não imaginava o patamar onde poderíamos chegar. Hoje somos a Confraria com maior reconhecimento Nacional.”

Continuando, referiu que a confraria “não revolucionou a gastronomia de Mira e da região” frisando que “a gastronomia que promovemos assenta na gastronomia local que está na casa de muitos de nós. Acrescentamos a nossa vontade de bem fazer. Mas estamos certos de que conseguimos que eventos gastronómicos locais tenham crescido em dimensão e qualidade, por exemplo tasquinhas de S. Tomé e Festival Gastronómico da Praia de Mira. Por outro lado, muitos dos restaurantes de Mira tem hoje grelos na sua ementa. As entidades publicas ganharam consciência da importância da gastronomia no turismo e economia local.”

A terminar, e sobre o futuro da Confraria Nabos e Companhia, referiu que “o futuro está nas nossas mãos. O grupo une-se em torno da causa o que me permite antever que a confraria se mantenha de boa saúde por largos anos.”

A Junta de Freguesia dos Carapelhos e várias empresas apoiaram o evento.

Posts relacionados