Scroll Top

FEIRA DOS GRELOS PROMOVE TRÊS DIAS DE SABORES E ENTRETENIMENTO EM CARAPELHOS 

MIRA

Com o apoio da Câmara Municipal de Mira, a Confraria Nabos e Companhia inaugurou hoje a XVIII edição da Feira dos Grelos. Este “evento gastronómico imperdível” decorre até ao próximo domingo na localidade de Carapelhos.

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na cultura culinária da região, onde os grelos de nabo são os protagonistas indiscutíveis. Desde o Ginabo, o primeiro gin do mundo feito com nabo, até ao gelado de nabo, haverá uma variedade de iguarias para todos os gostos. Além disso, os participantes poderão desfrutar de workshops, ateliers de pintura, exposições de artesanato e muito mais. O programa de entretenimento promete animar os dias da feira, com vários concertos, atividades desportivas e outras surpresas.

A sessão solene de abertura contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, do Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco e do Presidente da Entidade Regional da Turismo do Centro de Portugal, Raul Almeida.

O Grão-Mestre da Confraria, Élio Janicas, destacou que o objetivo é fazer a “divulgação dos grelos, da gastronomia gandaresa e promover a região”.

Para Carla Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Carapelhos, “este é um evento único na Freguesia dos Carapelhos que ano após ano atrai mais gente, muito graças ao dinamismo da Confraria Nabos e Companhia. A todos vocês que trabalham em prol deste certame, o nosso muito obrigado!”

Raul Almeida, Presidente da Turismo do Centro, salientou que este evento, agora na sua XVIII edição, “tem bastante importância para a região, pela sua dimensão turística, mas também pela divulgação que faz da cultura e história da Gândara.”

O Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, destacou o prestígio e a importância deste evento: “A Feira dos Grelos é um momento especial em que a nossa comunidade se reúne para celebrar a riqueza da gastronomia local. É uma oportunidade para os habitantes de Mira e todos os que nos visitam descobrirem e saborearem os produtos tradicionais da nossa região, bem como desfrutarem de momentos de convívio e diversão em família.”

“Congratulamos a Confraria Nabos e Companhia pela XVIII edição deste evento, já consagrado no calendário anual do concelho. Além de destacar os autênticos e inigualáveis sabores dos grelos de nabo, esta iniciativa também promove a cultura, a tradição e o património local”, declarou Artur Fresco. “A Câmara Municipal de Mira reitera o seu compromisso em apoiar eventos como a Feira dos Grelos, que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento económico e turístico da nossa região.”

Na abertura do certame, o Secretário de Estado recordou “a transversalidade que o setor do turismo tem”. Pedro Machado salientou que este território da Gândara oferece experiências únicas e diferenciadas, cada vez mais procuradas por turistas.

O Município de Mira convida todos a participarem nesta festa gastronómica e a desfrutarem de todas as atividades e experiências que a XVIII Feira dos Grelos tem para oferecer. A entrada é livre, e o evento promete ser, mais uma vez, uma experiência memorável para todos.

Posts relacionados