Fátima Lopes é presidente da fotografARTE, Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede, e aposta na divulgação da arte e da cultura. “Nuvens” é o tema desafiante de junho junto dos interessados na fotografia. Fique para ler.
O que é este desafio que já fazem há algum tempo?
“Nuvens” é o tema do desafio deste mês e à semelhança dos anteriores, procura incentivar os participantes a fotografar e a partilhar as suas fotografias no grupo público do Facebook “Fotografar Fora de Portas” para fruição de todos.
Não se trata de um concurso, mas apenas de um desafio que estimula a realização e a partilha de imagens. Funciona, também, como estratégia de autoformação, pois quanto mais imagens virmos, aperfeiçoamos o nosso olhar e, assim, podermos sentir maior incentivo para continuar a fotografar.
Das fotos publicadas por cada participante, faz-se uma seleção e dessa seleção, são eleitas entre 3 a 7 fotos que ficarão na Capa do Grupo durante o mês seguinte, devidamente identificadas. Mais tarde, essas fotos poderão servir para realizar uma exposição coletiva ou servir de base para Foto-Concertos, ambos promovidos pela Associação fotografARTE.
Nem sempre é fácil esta seleção final. Por um lado, porque alguns temas têm pouca participação, talvez por serem temas mais difíceis e, por outro, há temas com muitos participantes com boas imagens, mas não podem ser “todas” eleitas.
Que espera desta iniciativa?
Esta iniciativa começou no início da pandemia de COVID-19 para manter a ligação aos nossos associados e seguidores de forma on-line. Criar uma maior dinâmica e ligação entre todos os que gostam de Fotografia, incentivando a fotografar, desde o cidadão comum com o seu telemóvel, ao fotógrafo profissional que gosta de partilhar o seu trabalho.
Esta partilha permite, também, melhorar a educação visual dos participantes, sendo uma das estratégias mais comuns na autoformação ver muitas fotos, exposições, livros, seguir fotógrafos nos seus sites ou nas redes sociais.
Apele aos possíveis concorrentes.
Desafio todos a mostrarem/publicarem as suas melhores fotografias dentro dos temas mensais propostos (até ao máximo de 8 fotografias por tema e por participante) e vejam essas fotos ser apreciadas por outros. Quem sabe se a sua foto não ficará eleita na pré-seleção e na seleção final do tema. Se assim for, essas imagens poderão vir a fazer parte no Foto-Concerto do próximo PHOTOfest Cantanhede em outubro, ou numa Exposição Coletiva no final do ano.
Sei que a fotografARTE aposta nas parcerias. Dê alguns exemplos.
A fotografARTE aposta em parcerias com outras Associações, Escolas, Grupos institucionais e Empresas locais, procurando unir esforços, promover sinergias, partilhar e divulgar a Arte e Cultura junto das várias faixas etárias e angariar alguns apoios financeiros.