Depois de cortada a fita e ouvida a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, está oficialmente aberta a 30ª edição da Expofacic, aquele que é o certame que marca o concelho de Cantanhede e a região centro.
Abertas as hostilidades, chegou a vez de discursarem os membros da mesa, são eles o Presidente da Expofacic, Idalécio Oliveira, o Presidente da CIM Emílio Torrão, o Presidente do Turismo Centro de Portugal Pedro Machado, a Presidente da Associação Empresarial de Cantanhede Cristina Antunes, o Presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede João Moura, a Presidente da Câmara de Cantanhede Helena Teodósio e a Ministra da Coesão Territorial Ana Abrunhosa.
Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal afirma que “a Expofacic é um ponto de encontro dos cantanhedenses que cá estão e dos que estão geminados, mas é também um ponto de referência para podermos atingir confiança no futuro e esperança no presente”, referindo, assim, a importância do certame que celebra nesta edição 30 anos.
Já Emílio Torrão refere que “a procura tão grande que existe de espaço para expor é um bom sinal. Se os comerciantes querem tanto vir expor à Expofacic é porque é importante para eles. Hoje na região centro toda a gente está apontada para Cantanhede e para a Expofacic”, destacando o facto de ter “um dos melhores cartazes artísticos” e de ter sido “considerado em Espanha o melhor evento ibérico”. O autarca de Montemor-o-Velho sublinha ainda que “Cantanhede serve os seus empresários como ninguém”.
Esta edição da Expofacic conta com 500 entidades presentes, 7 palcos, duas exposições temáticas (uma de motas clássicas e outra de Gigantes da Idade do Gelo), 47 tasquinhas e ainda a exposição de animais exóticos, neste que é, segundo Helena Teodósio, Presidente da Câmara de Cantanhede, “um muito aguardado regresso depois do interregno da pandemia”, havendo, acrescenta a autarca, “da parte de todos os envolvidos uma alegria incontida.”
A Expofacic tem na sua base a sua vertente expositora para as empresas e a Ministra Ana Abrunhosa, na sua intervenção, destacou isso mesmo, dizendo que “esta é uma verdadeira monta privilegiada para os negócios de expositores, não só da região mas de várias partes do país. Um verdadeiro espaço e oportunidade de negócios. Este será um ano excecional a esse propósito e será enriquecido com a rica oferta cultural”, fazendo, ainda, uma questão, à qual responde prontamente “onde é que encontramos festa maior do que esta associada a este dinamismo empresarial? Eu diria que em mais sítio nenhum.”
A Expofacic começou hoje e decorre até dia 7 de agosto, com gastronomia, música, cultura, exposições e muita animação, depois de dois anos de interregno causados pela pandemia.