Scroll Top

ESPECIALISTAS REFLETIRAM SOBRE A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

CANTANHEDE

O auditório do Biocant Park foi palco, no dia 17 de novembro, do VIII Encontro Temático Inter CPCJ, uma organização conjunta das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira e Montemor-o-Velho, em parceria com os respetivos municípios e o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal.

Subordinado ao tema “Do Berço da Lei ao Direito das Crianças”, este encontro teve por objetivo abordar e refletir sobre os novos modelos de governança e de intervenção relativamente às crianças e jovens, bem como a promoção da participação dos jovens como elemento fundamental do exercício de cidadania, enquanto ser dotado de direitos fundamentais, essenciais à consciencialização do seu papel na comunidade e à importância da sua opinião.  

Ao intervir na sessão de abertura, a vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara de Cantanhede, Célia Simões, disse ser “vital e urgente” uma reflexão sobre o tema da sessão.

A proteção das crianças e jovens é uma responsabilidade de todos, independentemente de nossa função, cargo ou área de atuação. Cada um de nós, enquanto elemento da Comissão de Proteção, tem um papel fundamental na garantia dos direitos e na promoção de um ambiente seguro e saudável para que os mais novos possam crescer e desenvolver-se plenamente”, referiu.

Ainda de acordo com a autarca, que preside à CPCJ de Cantanhede, “muitas crianças e jovens enfrentam situações de vulnerabilidade, abuso, negligência e violência”, impondo-se uma atuação “célere, enérgica e eficaz”. “O nosso compromisso é com a defesa das suas vidas, dignidade e bem-estar, sem exceção”, complementou.

Sobre o VIII Encontro Temático Inter CPCJ, Célia Simões mostrou-se convicta de que permitiu “fortalecer a nossa rede de apoio e buscar soluções efetivas para os desafios que diariamente surgem”.

Ao longo de todo o dia, intervieram especialistas da área e foram partilhadas experiências bem-sucedidas.

Depois da sessão de abertura, na qual também intervieram Maria José Vicente, coordenadora geral da EAPN Portugal, e Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Criança e Jovens, seguiu-se o painel, “O Berço da Lei – Breve Reflexão sobre os Direitos da Criança”, com a participação de Maria João Fernandes, Paula Duarte, do Instituto de Apoio à Criança, e Ana Rita Alfaiate, do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Da parte da tarde, o segundo painel abordou “Os Direitos e a Participação da Criança”, uma mesa redonda com Rita Felizardo, Vera Carnapete, Carmen Sousa e Cristina Mendonça e Maria José Vicente.

Sílvia Alves e Mariana Casanova falaram, depois, sobre “Direitos de participação e qualidade nos cuidados residenciais para crianças com deficiência/ incapacidade” e Hélio Bento Ferreira apontou “Estratégias desalinhadas”. 

O encontro terminou com um debate, seguido da sessão de encerramento.

Posts relacionados