Scroll Top

ESCRITORA CÂNDIDA PROENÇA FOI A CONVIDADA DAS TARDES COMUNITÁRIAS 

CANTANHEDE

O projeto do Município de Cantanhede “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos” realizou na quarta-feira, dia 13 de março, no auditório da Biblioteca Municipal, mais uma sessão dedicada à escrita. Presentes estiveram mais de sessenta pessoas, numa iniciativa que contou com a presença da convidada Cândida Proença, escritora e docente, que veio apresentar o seu último livro – Voos de Luz e Sombra, editado em 2023. 

Através dos vinte e quatro contos que integram o livro, Cândida Proença conta a história de várias mulheres, reais e fictícias. algumas das quais que “pela sua vivência são verdadeiras personagens de luz, outras, ao contrário, de sombra.”  A autora aproveitou ainda para reforçar a relevância da “mulher na sociedade atual enquanto elemento ativo da sociedade”, a sua importância, assim como as suas dificuldades de afirmação ao longo do tempo.

A convidada abordou, ainda, várias questões relacionadas com o papel da Mulher na sociedade atual, no decurso da atividade enriquecida por alguns testemunhos das participantes que, aproveitaram a ocasião para partilhar várias ideias e opiniões relacionadas com a temática.

No encerramento dos trabalhos, Cândida Proença autografou os seus livros, com dedicatórias, a quer se seguiu uma entrevista da escritora para a Camões TV, que fez questão de efetuar a cobertura do evento na integra.

 

Sobre Cândida Proença

Cândida Proença nasceu em 1972, em Paris. Reside na cidade universitária de Coimbra, onde se licenciou em Línguas e Literaturas Modernas.

Aos vinte anos é-lhe diagnosticada Esclerose Múltipla, facto que a obriga a andar de cadeira de rodas.

Docente por vocação, afirma que nasceu com duas missões: ser mãe e professora.

Enfrenta um cancro desde 2018 sem perder a esperança. Luta pelos direitos dos portadores de mobilidade reduzida, elaborando roteiros turísticos acessíveis.

Escreve para mitigar a dor e usa o sorriso como arma de combate.   

 

Em Tardes Comunitárias

Desde abril de 2014, o Município de Cantanhede tem implementado este projeto de intervenção social promovido para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos” proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e a proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Por outro lado, estão previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira edição, durante a qual devem formalizar a sua inscrição, o que é possível fazer também na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do tlf. 231 410 123 e do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

O programa tem, assim, uma componente didática e formativa destinada a estimular o interesse de quem dispõe de tempo, mas que geralmente não tem de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.



Posts relacionados