O ano letivo na Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida começou com o estabelecimento ainda em obras, mas o Município espera que a conclusão dos trabalhos termine como previsto em junho de 2024.
“As obras estão a decorrer a bom ritmo, de acordo com o que estava previsto. Estamos muito satisfeitos”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, durante uma visita à escola.
“De acordo com um plano que havia sido estabelecido, todas as zonas de obra foram devidamente isoladas, para salvaguardar quer as questões de funcionalidade da escola, quer as questões de segurança de toda a comunidade educativa, conforme o definido entre a Câmara Municipal de Mira, o Agrupamento de Escolas de Mira e o empreiteiro responsável pela obra.”
“Os trabalhos em curso”, observou, “já permitiram requalificar todas as fachadas exteriores dos blocos, toda a área do refeitório/bar, bem como as zonas envolventes e, um dos blocos, está já totalmente concluído e em pleno funcionamento.”
“Toda a comunidade escolar vai beneficiar de ótimas instalações”, comentou, lembrando que era um projeto há muito aguardado quer pelo agrupamento quer pelo Município”.
Esta obra, que teve inicio em janeiro de 2023, tem como objetivo promover a melhoria da infraestrutura ao nível da eficiência energética, assim como a requalificação de espaços, interiores e exteriores, a melhoria das acessibilidades, com vista à sustentabilidade ambiental, a reabilitação de salas de aula, refeitório e espaços de utilização comum, entre outras intervenções.
As obras de remodelação do estabelecimento, no valor de 1,7 milhões de euros, dos quais 15% são da responsabilidade da Câmara Municipal de Mira, são financiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional CENTRO 2020.