Na passada noite de 13 de Setembro, realizou-se mais uma sessão do projeto “4ª Clássicas”, desta feita no Salão da Associação Musical da Pocariça, na estreia da parceria com a Associação Musical da Pocariça, marcando o regresso da sétima arte a esta comunidade, perante uma agradável assistência.
Segundo Vasco Espinhal Otero, da organização deste evento, “da nossa parte, o cinema na Pocariça é para continuar para o ano, seja neste salão, seja no Parque Verde, como estava inicialmente planeado, sem esquecer a aposta no formato de cine-concerto com os músicos desta filarmónica de referência”.
Foi mostrado o filme “A Primeira Linha de Wellington” (2021), realizado por Paulo César Fajardo, com produção do CineClub Bairrada, que aborda a Batalha do Buçaco travada em 1810 entre soldados franceses, sob o comando do marechal André Masséna, contra as forças britânicas e portuguesas, liderados pelo Duque de Wellington, Arthur Wellesley, o comandante que viria a derrotar de uma vez por todas Napoleão em Waterloo.
Previamente foi efetuado um enquadramento histórico pelo professor José João Lucas e no final da sessão um dos atores do filme, Paulo Delgado, explicou os bastidores desta grande produção filma na Região Centro.
Foram apresentadas também as curtas-metragens “Campanha” (1967) e “Moliceiros” (1967), ambas realizadas por M. M. Barbosa, que pertencem ao espólio do Marmostra (Festival Internacional de curtas-metragens da Praia da Tocha), organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Recorde-se que as sessões de cinema e de cine-concertos das “4ª Clássicas” ocorrem em Cantanhede desde 2016, estando o projeto no seu oitavo ano de programação mensal. Esta iniciativa decorre com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima) e da Associação fotografARTE, contando com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium, Coletivo Artístico Efervescente da Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ª Clássicas” nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural estruturada do Cineclub Bairrada.
O Cineclub Bairrada, que celebra o seu quarto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica.
Esta entidade, que congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, tem vindo a apostar na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a novos criadores da região.