Scroll Top

CINEMA AO AR LIVRE ENCANTOU NO HOSPITAL DE CANTANHEDE

CANTANHEDE

Na passada noite de 2 de Junho realizou-se, no parque em frente ao Hospital de Cantanhede, uma sessão muito especial do projeto “4ª Clássicas”, na estreia da parceria com recém criada Liga dos Amigos do Hospital de Cantanhede. 

Com entrada gratuita, a organização prometia que “os pacientes, visitas e família poderiam acompanhar a sessão de cinema a partir das janelas dos quartos, que nessa noite se transformar-se-iam em camarotes de um cine-teatro, com o público em geral a ficar em cadeiras, em baixo na plateia” e foi precisamente o que aconteceu.

Foram mostradas várias curtas-metragens do projeto “Docs Herança Bairrada”,  desenvolvido pelo Cineclub Bairrada, e também do Marmostra (Festival Internacional de curtas-metragens da Praia da Tocha), organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Recorde-se que as sessões de cinema e de cine-concertos das “4ª Clássicas” ocorrem desde 2016, estando o projeto no seu oitavo ano de programação mensal. Esta iniciativa em Cantanhede decorre com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima) e da Associação fotografARTE, contando com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 expansões das “4ª Clássicas” nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente ainda em mais concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural estruturada do Cineclub Bairrada.

O Cineclub Bairrada, que celebra o seu quarto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. 

Esta entidade, que congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, tem vindo a apostar na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a novos criadores da região.

Posts relacionados