A exibição da longa-metragem “Marinheiro de Encomenda” (1928), realizada por Buster Keaton, realizou-se no dia 5 de junho, no Parque Verde S. Mateus, em Cantanhede.
Esta iniciativa de índole cultural decorreu ao ar livre e contou com a estreia da banda sonora adaptada pelo trio de músicos do concelho de Cantanhede, formado por Thomas Fresco, Francisco Freire e Duarte Ramos.
Thomas Fresco é produtor e músico multi-instrumentista, de Febres. Francisco Freire, também de Febres, é produtor e músico multi-instrumentista e tem colaborado com Thomas Fresco há cerca de dez anos em algumas bandas.
Duarte Ramos, da Sanguinheira, é baterista e percussionista. Estudou bateria durante dois anos e participou em alguns projetos escolares. A sua carreira musical tem sido dedicada à Banda Filarmónica de Covões, onde tocou durante oito anos.
Com organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede, o evento foi apresentado, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero, e contou com Abílio Hernandez na apresentação do filme.
O filme conta uma história de um infeliz vagabundo que se apaixona por uma jovem florista cega, nas ruas da cidade, que está prestes a ser despejada de casa. Na tentativa de ajudar, o jovem embarca em diversas aventuras enquanto tenta conseguir dinheiro.
As “4ª Clássicas” decorrem em Cantanhede desde 2016, habitualmente na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre abril e setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos.
Ao longo de nove anos de programação mensal já estrearam duas dezenas de cine-concertos por artistas da região, que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país.
Desde 2019, estas sessões ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro (distrito de Aveiro) e, em breve, também em Vagos (distrito de Aveiro) e Mira (distrito de Coimbra).
Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada, cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima, e com o apoio do Município de Cantanhede, a União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, a Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, a Unidade Pastoral de Cantanhede, o Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas.