As pessoas foram-se juntando e nem o calor as impediu de estar ali para assistir à inauguração de um projeto que muito lhes diz. Primeiro, houve uma arruada com o Grupo de Bombos Só Pedra de Portunhos, que divertiu e alegrou o público. Depois, os discursos de Tiago Cruz, enquanto Presidente da ACR Seixo, Rui Rocha, Presidente da Junta do Seixo e Raul Almeida, Presidente da Câmara Municipal.
Mas antes disso, o Jornal da Gândara esteve à conversa com dois dos responsáveis por tornar realidade este sonho seixense: a Arquiteta Alice Tavares e o Professor Aníbal Costa, da Universidade de Aveiro. Alice Tavares explicou que o seu papel foi “identificar os elementos que a casa tinha de originais, os elementos que não tinha, e tentar que a conservação da casa mantivesse essa característica de uma casa Gandaresa”. Já Aníbal Costa refere que “tentámos fazer melhoramentos sem meter materiais novos que pudessem ser agressivos ao longo do tempo. Usámos materiais que já cá estão, para que a casa funcionasse, de forma a evitar erros”.
Agora sim, os discursos. Tiago Cruz, visivelmente emocionado, começou o seu discurso por falar em sonhos, já que, segundo ele, o sonho da casa Gandaresa “começou a ser sonhado há muitos anos na cabeça de vários seixenses”, acrescentando que este é “um dia histórico para a nossa associação, para a nossa comunidade, para a nossa freguesia, para o nosso concelho”. Termina o seu discurso afirmando que a casa Gandaresa é um “documentário vivo, palpitante e belo da nossa história”.
Rui Rocha, Presidente da Junta de Freguesia do Seixo, afirma que nesta data “celebramos a realização de um sonho de uma comunidade” e sublinha a importância da candidatura da Junta de Freguesia ao Turismo de Portugal, da candidatura da ACR ao programa dos Bairros Saudáveis e também do Orçamento Participativo, afirmando que “teremos no Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa um polo de atração do turismo.”
Já o edil mirense Raúl Almeida reitera que “hoje já temos uma casa gandaresa, podemos trazer os nossos turistas, podemos fazer uma visitação de experiências”, sublinhando a importância do turismo de proximidade e das experiências que podem advir deste novo espaço.
Seguiu-se depois a bênção da casa pelo Padre Germano, uma pequena peça de teatro, a visitação da casa, a atuação do grupo folclórico Flores Vivas do Seixo e uma merenda com porco no espeto.