Scroll Top

CANTANHEDE CELEBRA UMA DÉCADA DE SUCESSO DO PROJETO TARDES COMUNITÁRIAS  

CANTANHEDE

As “Tardes Comunitárias” – Dar + Vida aos Anos assinalou esta quarta-feira, 10 de abril, 10 anos de existência, com várias atividades dedicadas à celebração deste projeto municipal, que envolve pessoas com 55 ou mais anos, residentes no concelho de Cantanhede, autónomas, independentes e não integradas em respostas sociais.

O dia iniciou com a inauguração da exposição fotográfica dedicada às Tardes Comunitárias, realizada em parceria com a Associação fotografArte – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede, nos claustros dos Paços do Concelho. 

Na inauguração esteve presente a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, que recordou que, inicialmente, o “projeto teve o propósito de encorajar as pessoas com tempo disponível a fortalecer as suas atividades, incentivando-as a realizar iniciativas interessantes e a explorar o concelho.  Estas visitas têm sido uma forma eficaz de atrair outras pessoas a Cantanhede”, afirmou a autarca, acrescentando que o Município está disponível para colaborar na realização de novas atividades. 

O vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, também presente da inauguração da mostra, sublinhou que “as Tardes Comunitárias proporcionam um ambiente de convívio e encontro, onde as pessoas partilham experiências e saberes e podem aceder a um conjunto de atividades muito diversificadas. Semanalmente, o programa tem novidades que representam um desafio e uma oportunidade para descobrir novos motivos de interesse. Quem vê esta exposição percebe nos rostos a alegria do que são as Tardes Comunitárias – momentos de realização e de felicidade”. 

Do programa constou ainda um piquenique partilhado ao ar livre, no Parque de São Mateus, proporcionando um momento de convívio e partilha entre os participantes.

Da parte da tarde decorreu um flashmob, com os participantes do projeto, seguido da apresentação do vídeo “10 anos a Dar + Vida aos Anos”, que resume a atividade do projeto.
Após um momento de partilha de experiência e confraternização com o Executivo, o programa culminou com o corte do bolo de aniversário, acompanhado de um brinde com espumante.

Iniciadas em abril de 2014, as Tardes Comunitárias estimulam a população sénior de Cantanhede a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrem ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. 

Por outro lado, decorrem atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas, debates literários, ou apenas convívio social ativo.

Atualmente estão inscritas no projeto cerca de 400 pessoas, tendo sido realizadas até à data 334 sessões, com uma média de 47 participantes por sessão.

Desde o reinício do projeto após a pandemia, a média de participantes subiu para 55,7, sendo que nos últimos anos registou-se um aumento significativo de inscrições e participações nas sessões por elementos do género masculino.



Posts relacionados