A Câmara Municipal de Cantanhede prestou homenagem aos agentes desportivos do concelho, no âmbito da Festa do Desporto realizada para o efeito no Pavilhão Multiusos de Febres.
O evento registou a participação de cerca de 800 pessoas e contou com a presença da presidente da autarquia, Helena Teodósio, que esteve acompanhada do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, do presidente da Assembleia Municipal, João Moura, e do vereador responsável pelo pelouro do Desporto, Adérito Machado, e dos restantes membros do executivo camarário, designadamente Célia Simões, Fernando Pais Alves, Sérgio Negrão e José Santos.
Durante a sessão, foram entregues diplomas de reconhecimento a “atletas ou pessoas e entidades que se notabilizaram na atividade desportiva, quer na vertente competitiva, quer ao nível da formação e do dirigismo, quer ainda noutras vertentes correlacionadas”.
Como atletas do ano, masculino e feminino, foram distinguidos, respetivamente, Manuel dos Santos (atletismo – Gira Sol) e Stela Fernandes (atletismo – Gira Sol), e também José Sousa (atletismo), neste caso enquanto residente que representa um clube não sedeado no concelho, o prémio de dirigente do ano foi atribuído a João Dias, da Academia CantanhedeGym, entidade que recebeu os prémios de equipa do ano e de evento do ano, pela organização da 8ª Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica foi considerada também a equipa do ano dos desportos individuais, enquanto ao nível dos desportos coletivos recebeu esse título a equipa de basquetebol feminino da Columbófila Cantanhedense.
No desporto adaptado, foram premiados Telmo Pinão (ciclismo), Filipe Cerqueira (andebol em cadeira de rodas) e Bogdan Zaporozhets (natação) e os prémios fair-play foram para a equipa de atletismo do C.F. “Os Marialvas” e para as equipas de futebol feminino de sub-13 e sub-15 da União Recreativa de Cadima. Finalmente, o prémio carreira consagrou o antigo ciclista Aquiles dos Santos e o prémio dedicação foi atribuído, a título póstumo, a Sancho Ferreira Alves, tendo ainda sido entregues dezenas de menções honrosas.
Na intervenção de abertura, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, referiu que a autarquia “tem atuado de modo a facultar aos munícipes de todas as gerações, e particularmente aos jovens, mais e melhores oportunidades para o exercício de uma atividade desportiva regular”, tendo recordado a propósito “os avultados investimentos efetuados na construção e manutenção de uma rede de recintos desportivos distribuídos de forma geograficamente equilibrada pelo concelho, quer através de empreitadas financiadas pelo Município, quer apoiando financeiramente entidades que demonstram ter capacidade para concretizar projetos de maior envergadura”.
Segundo a autarca, “essa realidade tem diretamente a ver com o facto de no concelho existir um movimento associativo dinâmico e fortemente mobilizado para fomentar o desenvolvimento do desporto. É isso que justifica esta Festa do Desporto em que queremos celebrar o mérito dos atletas e a extraordinária dedicação de dirigentes e técnicos que nas associações trabalham abnegadamente em prol da promoção da prática desportiva, sublinhou.
Depois das intervenções iniciais, coube ao vereador do Desporto, Adérito Machado, conduzir a cerimónia de entrega de prémios atribuídos por um júri constituído por José Maia Gomes (ex-vereador do desporto da Câmara de Cantanhede primeiro secretário da Assembleia Municipal), Arnaldo Carvalho (antigo dirigente associativo), António Rascão Marques (ex-presidente da Federação Portuguesa de Remo), Vasco Vaz (Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra , e Carlos Sousa (jornalista do Diário de Coimbra).
No decurso da Festa do Desporto do Município de Cantanhede houve vários momentos de animação com as atuações das Pequenas Vozes de Febres da Academia CantanhedeGym e da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.