O Cantanhede Young People Summer 2023, projeto vencedor da primeira edição do Orçamento Participativo Jovem de Cantanhede, iniciou na passada terça-feira, 29 de agosto, com uma receção na Câmara Municipal.
Coube ao vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, dar as boas-vindas aos jovens que participam na iniciativa. “Sejam bem-vindos a esta que é a casa do povo, onde todos nós estamos representados”, começou por referir o autarca, que de seguida falou sucintamente do poder local autárquico, da história de Cantanhede, e de alguns dos seus mais ilustres representantes, retratados nas paredes do salão nobre.
Pedro Cardoso destacou ainda “a importância da participação democrática e de maior envolvimento dos jovens nos processos de decisão”, exortando-os a ser “um decisivo e atento elo de ligação entre o Município e a comunidade”.
Dirigindo-se aos participantes do Cantanhede Young People Summer 2023, Pedro Cardoso deu conta que espera uma “elevada adesão” às iniciativas que constam do programa, tendo em conta que este “foi elaborado por jovens, escolhido pelos jovens, para jovens e com os jovens”. As iniciativas vão desde atividades culturais, torneio de futsal, debates, visitas culturais ou atividades de mar.
Neste primeiro dia, e logo após a receção na Câmara, os jovens participaram no “Percurso do Marquês”, que os levou a alguns dos locais históricos mais emblemáticos da cidade, seguido de um peddy paper.
Da parte da tarde, as atividades centram-se na Biblioteca Municipal, com um debate sobre a Cultura Política dos Jovens, com a participação de representantes de partidos com assento na Assembleia da República, e uma palestra sobre “O impacto da prática desportiva na saúde mental dos jovens”.
À noite, na Praça Marquês de Marialva, a animação musical está a cargo de Johnny the Bass, Mizzy Miles e Johnny F.