Scroll Top

BIBLIOTECA MUNICIPAL PROMOVE ENCONTRO COM ESCRITORA INFANTOJUVENIL LURDES BREDA  

CANTANHEDE

A Biblioteca Municipal de Cantanhede realizou no passado sábado, dia 9 de março, mais uma sessão da iniciativa Ao sábado… há conto! Destinada particularmente a pais e filhos, a ação contou com a presença de 30 crianças, que se fizeram acompanhar pelos seus progenitores.

A autora convidada para a atividade foi Lurdes Breda, escritora infantojuvenil que conta com uma vasta obra dedicada aos mais jovens. Num ambiente divertido e descontraído, para pais e filhos, a escritora contou algumas dos contos, com a participação de várias crianças, refletindo sobre as temáticas do afeto e do respeito ambiental. 

No final da sessão os participantes tiveram oportunidade de adquirir livros da Lurdes Breda, com dedicatórias e devidamente autografados pela escritora.

Presente na sessão esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, que felicitou, uma vez mais, a escritora Lurdes Breda “pela qualidade literária do seu trabalho, para além do valoroso exemplo de perseverança e profissionalismo com que pauta a sua vida.” Na sua intervenção, o responsável pelo pelouro da Cultura aproveitou a ocasião para incentivar os presentes a utilizarem “a Biblioteca Municipal, um equipamento único de divulgação cultural e um importante espaço de partilha de conhecimento e sabres, ao serviço da comunidade e oferece muitas atividades aos seus utilizadores.”

A iniciativa Ao sábado… há conto! é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Municipal de Cantanhede, desde janeiro de 2023, que promove aos sábados, em horários que permitam aos pais acompanharem os filhos, sessões de leitura e atividade lúdicas e pedagógicas em torno dos livros. 

As sessões realizam-se quinzenalmente e os grupos participantes não deverão exceder as dez crianças. As inscrições podem fazer-se na Biblioteca Municipal pelo telefone 231 410 870 ou pelo email biblioteca@cm-cantanhede.pt

 

Sobre Lurdes Breda

Lurdes Breda nasceu em 1970, no concelho de Montemor-o-Velho. Frequentou o curso de Línguas e Literaturas Modernas – Variante Estudos Portugueses da Universidade Aberta. É autora de trinta e duas obras e coautora de outras doze, editadas em Portugal, no Brasil e em Moçambique. Embora possua livros para diferentes públicos, é conhecida, sobretudo, como escritora de livros para crianças e jovens. Alguns dos seus livros estão indicados no Plano Nacional de Leitura.

Premiada em vários certames literários nacionais e internacionais Lurdes Breda; em 2005, foi distinguida com o Prémio “Mulheres de Valor” e, em 2014, recebeu a Medalha de Mérito Municipal Cultural. Em 2021, e inserido no contexto das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, foi uma das mulheres distinguidas no projeto “As Mulheres na Cultura e na Salvaguarda do Património Imaterial da Região Centro”, desenvolvido pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

Posts relacionados