A Biblioteca Municipal de Cantanhede participou ativamente na Semana da Leitura, que este ano decorreu entre 27 e 31 de março, com a realização de um conjunto de iniciativas de promoção do livro e da leitura.
Com organização a cargo deste equipamento cultural, a Semana da Leitura é uma iniciativa que integra o Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas e se destina a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar. Desde que se iniciou esta ação, em 2007, as bibliotecas escolares do concelho associaram-se e constituíram-se como as grandes impulsionadoras nas escolas.
Das diversas iniciativas, destaca-se a visita guiada aos seus serviços, que se realizou ontem, dia 30, na qual participaram 125 crianças do Jardim de Infância do Centro Escolar de Cantanhede, em que os pequenos visitantes tiveram oportunidade de observar in loco como funciona a Biblioteca Municipal, as suas valências e a importância da leitura.
No passado dia 29, estiveram presentes na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Cadima, em duas sessões, mais de sete dezenas de crianças para assistir à leitura dos contos “O nabo gigante”, de Alexis Tolstoi e “Grisela”, de Anke de Vries.
A convite da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, uma equipa constituída por técnicos da Biblioteca Municipal efetuou, a 27 de março, na Escola EB 2/3 e Secundária, João Garcia Bacelar, na Tocha, uma Leitura a 3 Vozes do conto “A viúva e o papagaio”, de Virgínia Woolf. Assistiram à sessão mais meia centena de alunos do 5º ano, obra de leitura obrigatória na disciplina de Língua Portuguesa nesse nível de ensino.