Scroll Top

BEM-ESTAR SUBJETIVO E LONGEVIDADE SAUDÁVEL FOI TEMA DA SEGUNDA SESSÃO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL 

CANTANHEDE

Cerca de uma centena de pessoas esteve presente no passado dia 17 de janeiro, na  Biblioteca Municipal de Cantanhede para a segunda parte da conferência subordinada ao tema Bem-estar subjetivo e longevidade saudável.

Promovida âmbito do projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa contou com a presença de Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e à semelhança da ação que decoreu na semana transata, estiveram presentes as investigadoras Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez.

Na sessão de abertura Pedro Cardoso aproveitou a ocasião para apresentar as convidadas,  elogiando “o trabalho que tem vindo a ser realizado pelas professoras e investigadoras”, nomeadamente a sua “sólida preparação académica, profissional e humana”. Na sua intervenção, o responsável pelo pelouro da cultura aproveitou para  destacar a importância da “realização de iniciativas que promovam o bem-estar humano, em qualquer das suas vertentes” e o reforço que as iniciativas das Tardes Comunitárias devem empreender, no sentido de “criar oportunidades, iniciativas e ações que permitam aos participantes deste projeto estratégias e ferramentas promotoras de uma vivência feliz e saudável”.

A sessão, que foi bastante animada e muito do agrado dos participantes, ficou enriquecida pelos vários testemunhos e experiências de vida marcantes de alguns dos participantes. Às questões colocadas pelos presentes, as investigadoras aproveitaram para partilharam alguns dos mais importantes aspetos relacionados com os seus estudos e vivências. 

 

Sobre as oradoras

Albertina Oliveira é professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Século XX CEIS XX.; Maria Manuela Alvarez é professora na Faculdade de Ciências da Vida, na área da Antropologia Biológica e Investigadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, CIAS.

 

Sobre o projeto Tardes Comunitárias

Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.

Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.

Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

Posts relacionados