Scroll Top

ANTIGOS ORFEONISTAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA ATUARAM NA PRAÇA MARQUÊS DE MARIALVA

CM Cantanhede_Concerto_Coro_Antigos_Orfeonistas 1-min

Centenas de pessoas assistiram, no dia 24 de julho, ao espetáculo protagonizado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. Integrado nas comemorações do feriado municipal de Cantanhede, o concerto realizou-se na Praça Marquês de Marialva.

Constituído por antigos estudantes da Universidade de Coimbra e com centenas de atuações em Portugal e no estrangeiro, os Antigos Orfeonistas já partilharam o palco com grandes nomes como o tenor italiano Andrea Bocelli e atuaram em espaços emblemáticos como a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

No concerto deste último sábado, junto aos Paços do Concelho, os Antigos Orfeonistas interpretaram 20 temas, deliciando a plateia com uma exemplar harmonia de vozes, justificando-se desta forma o elogio público de Sua Santidade o Papa João Paulo II, quando em 1996 os recebeu na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, e depois de os ouvir disse: “Dos Anjos, diz-se que cantam no Céu… Nós andamos a ensaiar na terra, para cantar com eles no Céu. Mas um pouco do Céu já se ouve, quando vós cantais.”

Quase no final do concerto, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, subiu ao palco para identificar a personalidade feminina que o Município de Cantanhede destacou para homenagear, conforme preconizado pelo propósito do Coro no âmbito do projeto celebrativo dos seus 40 anos de existência: 40 anos, 40 concertos 19 personalidades (da região de Coimbra) no feminino. Trata-se de Maria da Luz Pessoa, médica que serviu a comunidade de modo absolutamente exemplar e que ajudou inúmeras mulheres do concelho a darem à luz os seus filhos.

A neta da homenageada, também ela médica, subiu então ao palco para receber das mãos de Helena Teodósio um ramo de flores, sob fortes aplausos da assistência.

Posts relacionados