Scroll Top

“ANIMAR O VERÃO” ESTÁ DE VOLTA A VAGOS

VAGOS 1

O “Animar o Verão”, está de volta com diversas atividades prometendo um verão cheio e animado na Praia da Vagueira.

Teve início este fim-de-semana mais uma temporada de animação de verão no concelho de Vagos, que se irá estender até ao dia 3 setembro.

Numa primeira abordagem, dá-se destaque às atividades elencadas para o mês de julho.

Do cartaz para este período, destaca-se a presença,  em permanência, no Largo Parracho Branco, da Biblioteca de Praia, da mostra de Artesanato, da Rota do Livro, dos Jogos Tradicionais com o Museu do Brincar, do Miniphonopentatube, do Posto de Turismo e Espaço Bairrada que irão receber Sunsets animados por DJ´s, todas as sexta-feiras, pelas 18h00. 

Ainda, no passadiço da praia, a presença do Phonopentatube será uma experiência a não perder. Metros de tubo afinado onde o público terá a possibilidade de experimentar o mundo Crassh, esperando que resulte numa interacção/experimentação constante da instalação e da criação sonora.

O programa para este ano é marcado por uma variedade de atividades, desde as “Caminhadas ao Pôr do Sol” ao final da tarde de cada sexta-feira, passando pelo Zumba, pelas 10h00 aos domingos e ainda a “Hora do Conto”, aos fins de semana, na Biblioteca de Praia.  Os animados “Municípios Sem Fronteiras” não vão faltar, nos dias 20, 21 e 22 de julho, prometendo dar muita luz e cor ao Largo Parracho Branco. 

A sensibilização ambiental, também, terá lugar regressando com a atividade “O mar contra-ataca” que, nos fins de semana de julho, levará muita animação e educação para um melhor ambiente aos areais da Praia da Vagueira, do Labrego e do Areão. 

Ainda, nesta vertente,  estará patente, no Espaço Museológico da Arte Xávega, na Praia da Vagueira, de 10 a 16 de julho, a Exposição “O que eu rolei p´ra cá chegar”. Esta é uma bateria de atividades laboratoriais com diversos tipos de areias/sedimentos recolhidos na nossa área geográfica, onde será possível obter respostas sobre questões ligadas a esta temática. 

Para os mais novos, o “Dia dos Insufláveis” não irá faltar, no Largo Parracho Branco, nos dias 16 e 30 de julho. Ainda, no espaço museológico, nos dias 17, 18, 20, 24, 25 e 27 de julho, decorrem Curtas de Cinema Infantil – “Avanca Gigantes” com sessões Sol, Mar e Ria que surgem de uma colaboração entre o Município de Vagos e o Cineclub Bairrada/Cineclube de Avanca.

Aos fins de semana, pelas 18h00, faça um passeio pelos passadiços da praia e aproveite a companhia sonora do saxofone com Tiago Taborda, Nuno Cipriano, D´improvisso, Fábio Rocha Trio Jazz e com o violino de Pedro Martins que irão dinamizar este espaço, nestes dias.

A complementar esta oferta, em termos musicais, o Largo Parracho branco irá receber os concertos com  TV5, no dia 12 de julho e AVR, no dia 26 de julho, ambos às 22h00.

Ainda, diversas atividades decorrem, pontualmente, ao longo deste mês, que completam esta programação tais  como  a atividade itinerante Crassh_Recycle que irá percorrer as nossas praias levando junto do público toda a sua energia e interação sem deixar ninguém indiferente com a sua performance divertida e cheia de surpresas, explorando sonoridades dos baldes e capacetes ou serrote. Também, a “Manhã Náutica” que voltará a animar a Marina da Praia da Vagueira, o Peddy paper “À descoberta de Vagos”, a “Caminhada fotográfica- Praia da Vagueira (Formação + Próxima)”, a comemoração do Dia dos Avós com atividades abertas para o público em geral permitindo criar momentos de partilha, que promovam e reforcem os laços familiares e, ainda, o Espetáculo “Inquietação” – Residência Artística que decorre no Espaço Museológico da Praia da Vagueira. Uma performance teatral que junta a narrativa o canto, a música ao vivo e o tecido acrobático, com Fábio Rocha, Joana Sarabando e Jonathan Margarido, e com a participação especial do artista Fábio Jacinto.

Posts relacionados