Scroll Top

XIV CONCURSO ÍLHAVO A LER + PROMOVE HÁBITOS DE LEITURA

DO OUTRO LADO

A Câmara Municipal de Ílhavo, por intermédio da Rede de Bibliotecas de Ílhavo, vai promover a XIV edição do Concurso Ílhavo a Ler +, aquela que é a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. 

O concurso é dirigido a todos os alunos desde o 1.º ciclo até ao ensino secundário das escolas públicas do Município de Ílhavo, que podem inscrever-se no respetivo estabelecimento de ensino.

Os concorrentes são agrupados em quatro categorias – uma por cada ciclo de ensino – e o concurso decorre em diferentes fases. Na primeira, a fase escola, até final de dezembro, cada agrupamento de escolas seleciona dois vencedores e um suplente em cada categoria, para estarem presentes na fase municipal.

Na segunda fase, que se realiza na Fábrica das Ideias a 16 de março de 2024, estarão presentes os vencedores da fase anterior, e aí realizarão uma prova pública para apurar um vencedor em cada categoria. Nesta fase será selecionado um vencedor em cada categoria, que representará o Município de Ílhavo na final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL) que se realizará em Anadia, a 18 de maio de 2024. Caso seja vencedor desta fase, representará o Município de Ílhavo e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na final nacional do Concurso Nacional de Leitura, com data e local a indicar.

Este concurso tem como objetivos promover a leitura, assumindo-a como um fator de desenvolvimento individual; enriquecer as competências dos leitores, desenvolvendo a ação de professores e mediadores de leitura, em contextos formais e informais; atingir resultados gradualmente mais favoráveis em estudos nacionais e internacionais de avaliação da literacia; intensificar o contacto com o livro e a leitura, na biblioteca, em sala de aula, em contexto familiar ou social.

Livros selecionados para o concurso

FASE ESCOLA

Agrupamento de Escolas de Ílhavo: 

1.º Ciclo – Ynari: a menina das cinco tranças, de Ondjaki 

2.º Ciclo – A bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki 3.º Ciclo – O Gato de Uppsala, de Cristina Carvalho 

Ens. Secundário – Princípio de Karenina, de Afonso Cruz 



Agrupamento de Escolas Gafanha da Nazaré: 

1.º Ciclo – O Capuchinho Cinzento, de Matilde Rosa Araújo 

2.º Ciclo – Uma questão de azul escuro, de Margarida Fonseca Santos 

3.º Ciclo – O Mundo em que vivi, de Ilse Losa 

Ens. Secundário – Marina, de Carlos Ruiz Zafón



Agrupamento de Escolas Gafanha da Encarnação:

1.º Ciclo – Acho que posso ajudar, de David Machado 

2.º Ciclo – Famílias destrambelhadas, de Claudio Hochman 

3.º Ciclo – O Conto da Ilha desconhecida, de José Saramago



FASE MUNICIPAL

1.º Ciclo – Palavras bonitas sobre contas, de Valter Hugo Mãe 

2.º Ciclo – Charlie e a fábrica de chocolate, de Roald Dahl 

3.º Ciclo – Pax, de Sara Pennypacker 

Ens. Secundário – A Biblioteca da meia-noite, de Matt Haig

Posts relacionados