De 7 de julho a 16 de setembro, a programação de Verão proposta pelo Município de Coimbra renova-se e dissemina-se por vários espaços públicos da cidade. Concertos, cinema, dança e teatro compõem o vasto leque de aliciantes propostas, estendendo-se a outras áreas artísticas, numa perspetiva interdisciplinar para fruição do público. O projeto “Verão a 2 Tempos” realiza-se semanalmente, todas as sextas-feiras e sábados, às 19h00 e às 22h00. Para além do tecido associativo, a iniciativa da autarquia conta com a parceria de estruturas culturais sediadas na cidade, como A Escola da Noite, o Centro de Artes Visuais (CAV), o Jazz ao Centro Clube (JACC) e a Associação Quebra Costas ao nível da programação e da produção. “Verão a 2 Tempos” arranca já na próxima sexta-feira, dia 7 de julho, no Largo do Poço, às 19h00, e no sábado, dia 8 de julho, também às 19h00, com o Festival de Concertinas, na Praça do Comércio.
Dando continuidade ao trabalho de envolvimento dos agentes locais e da implementação de uma programação diferenciadora e com um novo formato, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, de 7 de julho a 16 e setembro, o projeto “Verão a 2 Tempos”. Este ciclo de eventos pretende criar fluxos de público pelas diversas artérias e espaços da cidade, dando o mote para um programa eclético desenhado numa lógica a dois tempos: dois dias e dois horários.
Ao longo de três meses, “Verão a 2 Tempos” pauta-se por uma oferta cultural interdisciplinar, que proporciona a fruição dos universos do fado e da canção de Coimbra, do folclore e outros ritmos, passando ainda pelas sonoridades do jazz e rockabilly, animação com filarmónicas e DJ sets, teatro, dança e cine-concertos. O programa vai decorrer às sextas-feiras e aos sábados, às 19h00 e às 22h00, e mapeia vários espaços icónicos do centro da cidade, a várias escalas, desde a Praça do Comércio ao Quebra-Costas, às Escadas da Igreja de Santiago, ao Pátio do CAV, ao Largo do Poço, ao Largo do Romal e ao património mundial classificado pela UNESCO, com concertos a acontecer nos claustros do Colégio da Graça, da Sé Velha e Claustro do Silêncio (Igreja de Santa Cruz).
Numa perspetiva de estreito diálogo e articulação com os agentes culturais sediados na cidade e na região de Coimbra, este ciclo conjuga-se com os projetos de criação artística desenvolvidos por várias estruturas, como sejam o 14º Festival das Artes QuebraJazz (Associação Cultural Quebra Costas) e o Ciclo “Cinema Fora de Portas” (Caminhos do Cinema Português), entre outros.
Para além da programação geral, serão também divulgadas propostas de programação convergente, cujas iniciativas não se enquadrem nos dias e no horário, mas que sendo promovidas por outras organizações, incentivam a uma visão ampla da programação de verão que acontece em Coimbra.
O programa “Verão a 2 Temos” arrancou na passada sexta-feira, dia 7 de julho, com o concerto do JACC “Leo Middea apresenta Gente”, no Largo do Poço. No sábado, dia 8 de julho, a Praça do Comércio acolheu o Festival de Concertinas. No horário noturno, decorreram os concertos das Festas da Cidade, no Jardim da Sereia.
Relativamente à programação convergente, destaque para a Feira de Artesanato Urbano a decorrer no sábado, na Praça do Comércio, ou para o para o teatro ao ar Livre “Volta ao Mundo em 10 instrumentos” pela Companhia Marimbondo, no Pátio do CAV, da responsabilidade d’A Escola da Noite e do CAV/Encontros de Fotografia.