Scroll Top

TURISMO CENTRO DE PORTUGAL FELICITA AVEIRO PELA CANDIDATURA A CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

TURISMO CENTRO PORTUGAL

Turismo Centro de Portugal, pelo seu presidente, Pedro Machado, felicita publicamente o Município de Aveiro pela extraordinário trabalho realizado na candidatura desta cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027. 

“#vamosjuntos foi o mote da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura em 2027. E é esse espírito agregador e coletivo, de concertação de vontades, que gostaria de destacar. A decisão anunciada hoje favoreceu a candidatura de Évora, que está de parabéns: tenho a certeza de que irá ser uma magnífica Capital Europeia da Cultura. Mas as restantes 12 candidatas, em especial as outras três finalistas, lote que inclui a cidade de Aveiro, merecem todos os elogios pelo trabalho realizado que, sem dúvida, irá ser devidamente aproveitado nos próximos anos”, sublinha Pedro Machado.

“Congratulo o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, e toda a sua equipa, assim como todos os parceiros envolvidos, pelo trabalho notável que desenvolveram. Souberam ler e interpretar o território, alinhá-lo com os objetivos da candidatura e, sobretudo, com os desafios deste projeto europeu. Estou certo de que Aveiro, com o apoio do Centro de Portugal, irá concretizar muitos dos projetos apresentados na candidatura – em especial durante o ano em que for Capital Portuguesa da Cultura, como foi anunciado hoje pelo Ministro da Cultura – e que presenteará os aveirenses e os visitantes com iniciativas inesquecíveis. Com esta candidatura, foi dado um passo muito importante para a consolidação de Aveiro como uma cidade intrinsecamente cultural e tecnológica. São projetos como estes que ajudam a estruturar os destinos e que contribuem para o seu desenvolvimento, integrado, coeso e visionário”, acrescenta Pedro Machado.

Sobre o projeto Aveiro 2027

Em junho de 2018, iniciou-se o processo de elaboração de um Plano Estratégico para a Cultura, um processo aberto e participado de análise, auscultação e reflexão estratégica, que se assumiu como a base de processo de candidatura da cidade de Aveiro a Capital Europeia da Cultura. 

A Câmara Municipal de Aveiro foi a líder deste processo, tendo como entidades copromotoras a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, a Universidade de Aveiro, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro CCI – CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e um vasto conjunto de entidades públicas e privadas. Estiveram também envolvidas centenas de pessoas, instituições culturais, artistas, decisores políticos, a comunidade académica e o meio empresarial.

Saiba mais em: https://aveiro2027.pt/

Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Posts relacionados