Scroll Top

Turismo Centro de Portugal aprovou estratégia para 2025

DO OUTRO LADO

Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) reuniu-se a 24 de julho em Assembleia Geral (AG) ordinária, que teve como pontos principais a apresentação e aprovação do Plano de Atividades e do Orçamento para 2025, entre outros assuntos.

A reunião decorreu no Convento São Francisco, em Coimbra, tendo os participantes aprovado por unanimidade e/ou maioria todos os pontos da ordem de trabalhos. A Assembleia Geral foi, pela primeira vez, presidida por Francisco Rolo, presidente do Município de Oliveira do Hospital, em representação da Agência Regional de Promoção Externa. Substituiu assim Pedro Machado, nomeado Secretário de Estado do Turismo em abril. Secretariaram a reunião José Miguel Oliveira, em representação do Município da Covilhã, e Francisco Veiga, vice-presidente do Município de Coimbra, enquanto anfitrião.

No período antes da ordem do dia, Raul Almeida, presidente da TCP, começou por manifestar, em nome da Turismo Centro de Portugal, a enorme alegria com a nomeação de Pedro Machado para Secretário de Estado do Turismo, congratulando-o por isso.

Depois, deu a conhecer aos parceiros alguns eventos e iniciativas de grande dimensão no Centro de Portugal. Entre estes, destacou o Dia Nacional da Gastronomia, na Sertã, a passagem de duas etapas da Volta em Espanha em Bicicleta, nos dias 18 e 19 de agosto; e os congressos da AHRESP (Aveiro, em setembro), ARAC (Óbidos, em outubro) e APECATE (Tomar, em novembro).

Raul Almeida informou ainda que o Centro de Portugal é o destino internacional convidado da Naturcyl – Feira de Ecoturismo de Castela e Leão, em setembro, e que a TCP lançou cinco novos spots promocionais, dedicados aos produtos Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos, Turismo Religioso, Turismo Industrial e Turismo Náutico.

Já no período da ordem do dia, Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, apresentou os resultados finais da atividade turística na região, em 2023, um completo relatório estatístico realizado pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal. Alguns dos destaques incidiram no aumento de 12% no número de dormidas, 14% no número de hóspedes e 20% nos proveitos totais dos alojamentos turísticos, entre 2022 e 2023.

De seguida, Pedro Pedrosa, da empresa Portugal A2Z, apresentou o sistema de Monitorização de Fluxos de Turismo de Natureza do Centro de Portugal que, como o nome indica, tem como objetivo contabilizar a utilização dos principais percursos pedestres e cicláveis no território, contribuindo para a avaliação da sua sustentabilidade ambiental, social e económica.

Nos momentos seguintes da ordem de trabalhos, Raul Almeida deu a conhecer as principais propostas do Plano de Atividades, o Orçamento e o Mapa de Pessoal para 2025, que foram aprovados pelos presentes.

Raul Almeida concluiu o encontro, dando conta das reuniões que têm sido mantidas com outras entidades, nomeadamente a CCDR, as Comunidades Intermunicipais e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, no sentido de aprofundar a articulação entre os stakeholders do setor do Turismo.

Posts relacionados