No seguimento da intenção demonstrada pelo Executivo da Câmara Municipal da Figueira da Foz em transformar a Praça João Ataíde num local de estacionamento sazonal, o LIVRE apresenta a sua posição desfavorável através do Grupo de Coordenação Distrital. A cidade da Figueira da Foz continua sem uma rede de transportes eficaz e sem uma política de mobilidade que permita de forma consistente reduzir do uso do automóvel. Neste sentido, rejeitamos alterar o uso desta praça, ainda que temporariamente, de um espaço de lazer para parque automóvel.
De referir que este espaço foi devolvido à cidade no âmbito da renovação urbanística da envolvente do Forte de Santa Catarina cuja conclusão se verificou em 2021.Este espaço tornou-se um ponto de encontro e de lazer de várias gerações de figueirenses.
Acreditamos que existem outras opções, mais ecológicas e sustentáveis, e que podem ser testadas na cidade, como o uso da bicicleta ou a integração de transportes públicos com parques existentes ou a construir perifericamente.
A Figueira pode, e deve ser, ser uma cidade moderna, ecológica e amiga dos figueirenses.
O comunicado foi publicado no site do LIVRE:
https://partidolivre.pt/nucleos-territoriais/livre-coimbra-praca-joao-ataide-figueira-da-foz