Scroll Top

TARTELETE DE FRUTOS COM CREME PASTELEIRO – PRATOS DE VERÃO

Sabores do Chef

A presença destas tartes individuais, à mesa, recheadas com frutos frescos exóticos com creme suave de pasteleiro, podem ser preparadas em qualquer mês do ano com fruta da época.

Com 1 porção de massa areada doce, vamos pincelar 6 formas de pequenas tarteletes, com aproximadamente 8 cm de diâmetro. Estendemos a massa, numa superfície polvilhada com farinha. Cortamos 6 círculos de massa com 10 cm de diâmetro, dobramos a massa sobre o rolo e dispomos sobre a forma e fazemos aderir a massa comprimindo-a contra as suas paredes com a ajuda de uma bolinha de massa para o efeito. Levamos ao frigorífico durante uns 15 minutos. Picamos a massa, colocamos uma pequena folha de papel vegetal e cobrimos com uma camada de feijões e pressionamos suavemente de modo que estes fiquem colados à massa. Levamos a cozer ao forno à temperatura de 180º, durante uns 10 minutos, ou até que a massa adquira uma tonalidade cozida e equilibrada. Retiramos do forno e colocamos em local para arrefecer.

Voltamos ao fogão para preparar o creme pasteleiro. Num tacho ao lume brando com 400 ml de leite e 1 vagem de baunilha cortada no comprimento, deixamos até levantar fervura.

Numa tigela, batemos as 4 gemas de ovo com 100 gr de açúcar até ficar num creme pastel. Peneiramos 1 colher de sopa de farinha sem fermento e 2 colheres de farinha maisena e juntamos ao creme das gemas, envolvemos bem. Adicionamos metade do leite, sem a baunilha, batemos bem e transferimos este preparado para o restante leite que se encontra no tacho. Em lume brando deixamos levantar fervura sem deixar de mexer, para cozer as farinhas.

Retiramos do lume e espalhamos sobre um tabuleiro para que arrefeça mais rápido e cobrimos com uma folha de papel vegetal para evitar que se forma uma película. Deixamos arrefecer e antes de o usarmos voltamos a bater para lhe conferir equilíbrio e homogeneidade.

Entretanto, cortamos 1 ananás, 2 kiwis, 1 papaia, 1 manga, tudo em pedaços generosos de 4 cm, 4 fisalis ao meio, a polpa de 2 maracujás, 4 líchias e 1 carambola em fatias finas.

Numa taça misturamos as frutas e levamos ao frigorífico durante 1 hora, até que chegue o momento de servir. Retiramos do frio, recheamos até 2/3 as tarteletes, com o creme de pasteleiro e cobrimos generosamente com a nossa seleção de frutas. Os nossos amigos ou convidados irão certamente gostar desta surpresa. Parece complicado, mas na realidade com todos os ingredientes dispostos na bancada e com a ficha técnica à nossa frente é rapidinha a sua execução.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.



Mário Moreira

Posts relacionados