Amanhã, dia 25 de novembro, sábado, o Partido Ecologista Os Verdes vai promover um conjunto de iniciativas em Anadia para abordar temáticas como o património, a cultura, o ambiente e a vitivinicultura, entre as quais se destacam uma visita interpretativa ao Monte Crasto, a leitura de excertos literários e uma conversa sobre a situação da vitivinicultura na Bairrada.
Da parte da manhã, Os Verdes vão realizar uma visita interpretativa ao Monte Crasto, um lugar identitário de Anadia de grande valor histórico e cultural. A visita será acompanhada pelo presidente da Horizonte Silvestre, Nuno Teixeira, uma associação que tem tido um papel ativo na defesa deste património ambiental e cultural.
Na parte da tarde,o PEV promove uma conversa ecologista no auditório da Junta de Freguesia da UF de Arcos e Mogofores para abordar a situação da Vitivinicultura na região da Bairrada e os eventuais impactos com o traçado da linha de alta velocidade nos terrenos de vinha da região. A conversa contará com Pedro Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Durante a iniciativa serão lidos excertos de textos literários que fazem referência ao Monte Crasto, à Anadia e à região da Bairrada.
Se as condições atmosféricas o permitirem será realizado um piquenique partilhado no parque urbano de Anadia.
Programa 25 de novembro
10:30h – Visita interpretativa histórico-ambiental ao Monte Crasto, em conjunto com a Associação Horizonte Silvestre (ponte de encontro Monte Castro).
12.30h – Piquenique partilhado
14.30h – Conversa Ecologista “A situação da vitivinicultura na Bairrada”, auditório da União das Freguesias de Arcos e Mogofores.
A inscrição nesta conversa pode ser realizada através do formulário de inscrição ou do email osverdescentro@gmail.com. Após a inscrição será enviado um link com o acesso à conversa ecologista.