Scroll Top

RETRATOS DA GâNDARA: O JARDIM DO VISCONDE EM MIRA

Webp.net-resizeimage

O Jardim do Visconde ou Jardim Municipal é usado para atividades culturais, recreativas, sociais e desportivas que, ali, vão tendo lugar. É também ali que as Festas em Honra de S. Tomé se vão fazendo.

Este jardim, a par com a casa onde hoje “habitam” o Tribunal, o Julgado de Paz e alguns serviços camarários, foi entregue à Câmara Municipal, no tempo de Mário Ferreira Marques Maduro, por Maria Teresa Simões Vieira Moreira, viúva de Fernando Pimentel Calisto Moreira, filho do Visconde da Corujeira.

Ali, temos o lago, temos um busto a Mário Maduro, ex-edil mirense, e um memorial que homenageia Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira. Esta homenagem foi feita a 28 de abril de 2012 pela Câmara Municipal de Mira que se associou à iniciativa do Movimento Cultura e Cidadania em parceria com a Associação José Afonso, a Associação 25 de Abril, o Agrupamento de Escolas de Mira, entre outros, e que contou com amigos dos dois homenageados, nomeadamente Rui Pato, Helena Pato, Alípio de Freitas, Carlos Carranca, Camilo Mortágua, Guadalupe Portelinha e Carlos Esperança.

O jardim que foi de Reinaldo Augusto Pinheiro Moreira da Costa e Silva, o Visconde da Corujeira, é hoje, conforme nos refere fonte municipal, “a nossa sala de visitas, a nossa praça da liberdade.”

Posts relacionados