Scroll Top

RAQUEL VEIGA VAI ASSUMIR A CHEFIA DA NOVA DIVISÃO DE CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTO E FUNDOS DA CM DE COIMBRA

DO OUTRO LADO

A Divisão de Captação de Investimento e Fundos (DCIF) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra prevista na nova estrutura orgânica do Município vai contar, a partir de 1 de janeiro de 2023, com a chefia de Raquel Veiga, conforme despacho assinado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, hoje, dia 16 de dezembro. Raquel Veiga, até à data técnica do Programa Operacional Regional – Centro 2020 na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), vai assumir agora o cargo de direção intermédia de 2.º grau no Município de Coimbra.

No despacho assinado pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, esta decisão é justificada pela necessidade, “por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direção e coordenação da Divisão de Captação de Investimento e Fundos”, considerando “a adequação do perfil, a aptidão, a experiência e o curriculum”, a que se associa a vantagem de uma visão cultural externa à CM de Coimbra. Raquel Veiga, até à data técnica do Programa Operacional Regional – Centro 2020 e do Mapa de Pessoal da CCDRC, vai assumir agora o cargo de direção intermédia de 2.º grau no Município de Coimbra, em regime de substituição. 

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e mestre em Economia Social pela Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, Raquel Veiga conta ainda com um curso de Estudos Avançados em Gestão Pública pela Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas e com uma pós-graduação em Branding Territorial pela Coimbra Business School. Da vasta experiência profissional de Raquel Veiga, destaque para as passagens pelo Governo, designadamente no Ministério da Economia, de abril de 2017 a outubro de 2018, como assessora, ou ainda na Direção Geral das Atividades Económicas, em 2015, como técnica superior. Raquel Veiga passou ainda por conceituadas instituições, como a Comissão Europeia (em 2011, como trainee), o Banco de Portugal (2011-2012, como técnica superior), entre outras. À data, na sua passagem pela CCDRC, Raquel Veiga acompanhava os diversos eixos e prioridades de investimento do Programa Operacional Regional – Centro 2020. 

Recorde-se que, na atual estrutura da CM de Coimbra, apenas existe uma unidade orgânica de 3º grau com competência na área do apoio ao investimento, o atual Gabinete de Apoio ao Investidor, o que não se coaduna com a dinâmica de atuação deste Executivo Municipal, no que concerne à linha de atração e de captação de investimento para o concelho. 

Na reestruturação dos serviços camarários, considerou-se assim fundamental a criação de um novo departamento: Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento (DDEECI), composto por duas UO de 2º grau (Divisão de Empreendedorismo e Atividades Económicas – DEAE e Divisão de Captação de Investimento e Fundos – DCIF), dada a imperiosa necessidade de, entre outros, promover o desenvolvimento económico, o empreendedorismo, a competitividade e o investimento empresarial, nacional e estrangeiro, no concelho de Coimbra.

Posts relacionados