Scroll Top

QUATRO MIL POMBOS VOAM DE BARCELONA PARA PORTUGAL AMANHÃ

atualidade
Mais de 4.000 pombos-correio irão competir na prova de columbofilia Clássica de Barcelona 2023, amanhã, sábado, dia 1 de julho. Organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC) em colaboração com as associações distritais e coletividades locais, a solta dos pombos-correio será realizada ao nascer do dia, em território espanhol e os “atletas” irão voar até aos seus pombais, localizados de Norte a Sul de Portugal. 
 
Os pombos-correio irão atravessar o território ibérico, percorrendo uma distância média de 850 km (10 – 11 horas) até chegarem às suas casas, o que só deverá acontecer no dia seguinte à solta. Pelas suas caraterísticas, esta é uma das maiores provas de longa distância disputada no espaço europeu.
 
A prova, de caráter facultativo, é aberta à participação de todos os columbófilos federados e envolve mais de 4.000 pombos-correio de competição, em representação de 14 associações distritais e 400 clubes. Os pombos-correio partiram de Portugal para Barcelona, na quarta-feira, dia 28 de junho, em transporte devidamente preparado e equipado para pombos de competição.
 
A Clássica de Barcelona é uma prova de grande exigência e espetacularidade e esteve afastada do calendário columbófilo nacional durante cerca de uma década. Em 2021, a FPC voltou a realizá-la com grande sucesso.

Posts relacionados