A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, uma verba de 22 mil euros para assegurar a continuidade, até 2027, do programa VirtuAll. Este programa procura contribuir para o envelhecimento ativo, saudável, participativo e interativo através da estimulação física e cognitiva, de socialização e de acompanhamento da população idosa.
Desde 2019 que o VirtuALL está no terreno com 124 sessões, que abrangeram 446 pessoas, realizadas no concelho da Mealhada. Esta sessões recorrem a diversas atividades, dos jogos à robótica, da realidade aumentada a serious games em 2/3D, para promoverem a estimulação física e cognitiva, a socialização e o acompanhamento da população idosa com vista à melhoria da sua qualidade de vida e bem-estar, contribuindo para o “ageing in place” e para o combate ao idadismo.
Neste período participaram utentes das instituições particulares de solidariedade social do Município, mas também pessoas da comunidade das freguesias da Mealhada, de Barcouço, de Ventosa do Bairro e da Pampilhosa.
Com a aprovação dos 22 mil euros, o Município da Mealhada garante a continuidade do projeto, cofinanciado pela candidatura ao Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto.
O VirtuALL foi criado, em 2019, no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto (Portugal Inovação Social), sendo a AD ELO a entidade coordenadora e com a participação dos municípios da Mealhada, Cantanhede, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova.
O projeto foi reconhecido quer a nível nacional, quer a nível europeu, com diversos prémios, nomeadamente, em 2020, a integração no European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing, que deu origem ao prémio “Comunidade Pró-Envelhecimento”, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, atribuído ao Município da Mealhada. Já em 2022, o projeto foi distinguido com o Prémio de Reconhecimento “Intervenção Social Sénior”.