O programa de férias da Biblioteca Infantil é composto por “Oficinas de Verão”, de promoção da leitura e da imaginação, destinado a crianças dos seis aos nove anos, que vão acontecer das 10h30 às 12h30, na Casa Municipal da Cultura, e por atividades no espaço Ler ao Cubo, no Parque Verde do Mondego. De referir, ainda, que a Biblioteca vai aumentar, neste período, o número de empréstimos domiciliários, por pessoa, e o prazo de devolução.
Através dos contos, os mais novos vão embarcar numa volta ao mundo, com viagens pelo “Oriente”, a 16 de julho e a 5 de setembro, pela “China”, a 18 de julho e a 22 de agosto, pelo “Mundo dos Gatos”, a 23 de julho e a 27 de agosto, pela “América”, a 25 de julho e a 20 de agosto, pela “Selva”, a 1 e a 13 de agosto e por “África”, a 6 e a 29 de agosto. A 27 de agosto e a 5 de setembro vai haver “Contos com Pássaros” e a 30 de julho, a 8 de agosto e a 3 de setembro tem lugar a “Oficina do Livro”, com o tema Capitul’ Art.
No espaço Ler ao Cubo, no Parque Verde, amanhã, Dia da Cidade, vai haver uma sessão de contos com Milú Loureiro, às 16h00, e a 7 e a 28 de julho, 10 e 24 de agosto e a 7 e a 21 de setembro “Harmonia Literária: A música que inspira a Leitura”, com Maria Cruz, também às 16h00, mas com necessidade de inscrição através do e-mail so.young@hotmail.com. A 17 de agosto, acontece uma “Oficina com feltros” para crianças dos seis aos nove anos, às 16h00, também com inscrição através do e-mail vavilok@inbox.lv, a partir de 9 de agosto. E a 15 de setembro, “Contos no parque com a Recortar Palavras”, às 17h00.
A Biblioteca Jardim Ler ao Cubo é um espaço de leitura ao ar livre da Biblioteca Municipal de Coimbra. Funciona no Parque Verde do Mondego, de 23 de abril a 29 de setembro, exclusivamente aos sábados, domingos e feriados, entre as 14h00 e as 19h00, sempre que as condições atmosféricas permitirem.
De referir, ainda, que, durante o período de férias, a Biblioteca irá aumentar a oferta de empréstimo domiciliário de documentos por utilizador, nomeadamente de cinco para seis livros, de dois para três dvd’s, e de três para quatro cd’s, com um prazo de devolução, também alargado, ou seja, de 15 dias para um mês. É uma proposta temporária de incentivo à leitura, dirigida a todas as faixas etárias e a todos os utilizadores da Biblioteca Municipal.