A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinou, no dia 29 de setembro, um acordo de colaboração com a Universidade de Coimbra, a IBM Portugal e a Softinsa para criar e dinamizar um Programa de Desenvolvimento Integrado para a Região, que será suportado em soluções de gestão tecnológicas, inovadoras e sustentáveis, no sentido de atrair mais investimento, criar emprego qualificado e captar e reter profissionais qualificados.
O acordo foi celebrado, no âmbito do Coimbra Invest Summit 2023, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, pelo reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, pelo presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, e pelo diretor geral da Softinsa, Henrique Mourisca, com o objetivo de posicionar Coimbra como cidade modelo, comprometida em alcançar um desenvolvimento mais sustentável, melhorar a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos e dinamizar o ecossistema empresarial.
Para o presidente da CM de Coimbra este é “mais um importante passo na afirmação da estratégia de desenvolvimento sustentável de Coimbra”. “Associar o Município de Coimbra e a Universidade de Coimbra ao reconhecido prestígio e de liderança tecnológica internacional da IBM, e podermos trabalhar em conjunto, é um estimulante desafio e uma relevante oportunidade que vai, certamente, contribuir para a afirmação de Coimbra como um verdadeiro polo de investimento e de desenvolvimento de proeminência mundial”, acrescenta José Manuel Silva.
O Programa de Desenvolvimento Integrado vai ainda contar com o envolvimento da iParque de forma a garantir uma parceria com vista ao desenvolvimento empresarial de Coimbra, nomeadamente através da aceleração de processos de transformação digital.
O Programa vai desenvolver-se em três eixos: Coimbra Cidade do Futuro, Coimbra Cidade Mais Inclusiva e Coimbra Cidade Quantum, tendo por base o inequívoco compromisso do Município com a sustentabilidade e a aproximação a um modelo transformador da economia local, baseado na inovação e no uso regenerativo dos recursos, consubstanciado no conceito “Coimbra, the right place to be”.
“A Universidade de Coimbra tem-se destacado no ensino – com vasta oferta formativa – e produção de conhecimento na área da computação quântica. E esta parceria com o Município de Coimbra, a IBM Portugal e a Softinsa é uma oportunidade para continuarmos a liderar também nesta área”, afirma o Reitor da UC, Amílcar Falcão. “Em breve, será possível avançarmos com nova oferta pós-graduada e novos projetos de I&D, assim como com atividades de transferência de conhecimento para a indústria e sociedade”, acrescenta.
Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal, destaca que “a aposta da IBM Portugal e da Softinsa na cidade de Coimbra é mais um exemplo do nosso compromisso com a inovação e a descentralização no nosso país. Estamos confiantes de que esta colaboração com o Município e a Universidade de Coimbra não irá apenas fortalecer a economia local, mas também impulsionará a transformação digital e o desenvolvimento de talentos, criando um futuro mais promissor para todos.”
Henrique Mourisca, diretor geral da Softinsa, refere, por sua vez, que “é com grande expectativa que assinamos este novo protocolo de colaboração que pretende transformar Coimbra numa cidade mais tecnológica, inteligente e sustentável. Temos já um forte historial na criação de sinergias entre o mundo empresarial, o poder local e meio académico que se tem vindo a traduzir em mais valias para os cidadãos e estudantes destas regiões e que queremos também aqui replicar com sucesso”.
A CM de Coimbra alia-se, na coliderança deste projeto, à excelência da investigação realizada pela UC, internacionalmente reconhecida, com notável desempenho em sustentabilidade, conhecimento e capacidade de inovação dos seus docentes, investigadores, alunos e alumni, assim como à competência tecnológica e a capacidade inovadora da IBM e à experiência da Softinsa no desenvolvimento nacional e regional, comprovada pela instalação de cinco centros de inovação, promovendo o desenvolvimento regional.
O Município de Coimbra atuará como um “laboratório vivo”, permitindo testar funcionalidades e a adaptabilidade de novas soluções à realidade local, dotando Coimbra de condições para um desenvolvimento mais sustentável.
O programa deverá proporcionar a atração de mais investimento, criação de emprego qualificado e captação e retenção de profissionais qualificados, em particular formados pela UC.
A assinatura do acordo foi feita no âmbito da primeira edição do Coimbra Invest Summit, uma iniciativa inédita organizada pela CM de Coimbra em parceria com a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes e o iParque.