Scroll Top

PEDALAR SEM IDADE CHEGA A COIMBRA A 29 DE JULHO PARA COMBATER O ISOLAMENTO SOCIAL DOS IDOSOS 

DO OUTRO LADO

O movimento internacional Pedalar Sem Idade, “Cycling Without Age”, chega a Coimbra no próximo dia 29 de julho, pelas 10h00, mais precisamente ao Parque Verde do Mondego, numa parceria entre a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Pedalar Sem Idade Portugal e com o apoio do prémio Fidelidade Comunidade. Pedalar Sem Idade é um movimento internacional que visa combater o isolamento social e a solidão junto das pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, através da realização de passeios gratuitos numa bicicleta adaptada (trishaw), conduzida por um piloto voluntário treinado.

 

A CM de Coimbra, em parceria com a Pedalar Sem Idade Portugal e com o apoio do prémio Fidelidade Comunidade, vai trazer para o concelho o movimento internacional Pedalar Sem Idade, permitindo, deste modo, que pessoas idosas ou com mobilidade reduzida possam novamente gozar de pequenos prazeres da vida, como um passeio de bicicleta, o contacto com a natureza ou momentos de convívio, combatendo, assim, a solidão não desejada e o isolamento social. A iniciativa surgiu em conversações com a Pedalar Sem Idade Portugal, entidade responsável pela gestão do movimento no território nacional, a qual procura combater a solidão não desejada das pessoas adultas mais velhas ou de quem tem mobilidade reduzida, através da realização de passeios gratuitos e regulares, com a duração de 45 a 60 minutos, numa bicicleta adaptada (trishaw), conduzida por um piloto voluntário treinado.

 

A CM de Coimbra acolheu, desde logo, a ideia e para formalizar o processo vai estabelecer um protocolo de parceria, já aprovado em reunião de Câmara e a celebrar no próximo dia 29 de julho, do qual resulta o compromisso da autarquia de providenciar um espaço para estacionar as bicicletas adaptadas. O espaço escolhido para a instalação do projeto foi o Cubo do Parque Verde do Mondego, que está sob gestão da Ação Social da CM de Coimbra, espaço com um marcado potencial para divulgação e implementação do Capítulo de Coimbra da Pedalar Sem Idade Portugal. Assim, na próxima segunda-feira, pelas 10h00, vão ser conhecidas as instalações e o projeto arranca, agora com o local físico para a sua continuidade. 

 

A iniciativa pressupõe, ainda, a disponibilidade de voluntários para a realização dos referidos passeios. Nesse sentido, se gostaria de passear ou de ser voluntário neste combate à solidão não desejada, é possível inscrever-se através do telefone (+351) 936 733 797 ou do endereço eletrónico coimbra@pedalarsemidadeportugal.pt. O voluntário é treinado para pilotar o veículo. Quando estiver habilitado, já pode deslocar-se à residência do passageiro, à instituição ou ao local previamente combinado entre ambos, para passearem de trishaw pela cidade, visitarem um local que o passageiro queira conhecer ou um quiosque no jardim para beberem um café entre dois dedos de conversa. O trishaw tem três rodas e um sofá confortável que possibilita levar até duas pessoas, sendo ainda composto por uma capota e uma manta polar, resistente a temperaturas até -25 graus.

 

A vinda da Pedalar Sem Idade Portugal para Coimbra é uma proposta inovadora e sustentável que acrescenta benefícios relevantes para a integração das pessoas idosas, ou das pessoas com mobilidade reduzida, nas suas comunidades locais, possibilitando momentos de interação social, bem como a possibilidade de seniores e pessoas com mobilidade reduzida voltarem a sentir liberdade. Em Portugal, este movimento está presente desde 2018, através da associação sem fins lucrativos Pedalar Sem Idade Portugal, que é a responsável pela gestão do movimento no território nacional.



Posts relacionados